Fechar
GP1

Teresina - Piauí

FMS dá dicas para que cidadãos previnam viroses em Teresina

Segundo a diretora de Vigilância em Saúde da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Amariles Borba, medidas simples tomadas no cotidiano podem prevenir as doenças.

As viroses costumam se espalhar mais facilmente nesse período chuvoso e os primeiros meses do ano se caracterizam pelo aumento na incidência de doenças respiratórias e gastrointestinais, como a diarreia por exemplo. Por isso a Fundação Municipal resolveu fazer um alerta aos teresinenses e orienta que os cidadãos tomem alguns cuidados para prevenir as doenças.

A diretora de Vigilância em Saúde da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Amariles Borba, elenca duas das principais causas desse tipo de virose, que seriam a falta de saneamento e baixa qualidade da educação doméstica da população, que não tem os devidos cuidados com as mãos. “Outro veículo de transmissão da diarreia são as moscas, que se proliferam nesta época”, afirmou Amariles Borba.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Fundação Municipal de SaúdeFundação Municipal de Saúde

A melhor forma de evitar as moscas é manter a higiene no ambiente doméstico e proteger os alimentos e utensílios, evitando o pouso dos insetos. “Existe uma cultura entre a população de que diarreia é algo normal e não é. Tomar certos cuidados de higiene previne a diarreia”, afirma Amariles Borba.

Estes cuidados incluem, além de lavar bem as mãos antes e após as refeições e também depois de ir ao banheiro, colocar o lixo em saco plástico e fechar bem. Lavar bem frutas e verduras e beber água filtrada ou fervida, também são meios de evitar contaminações.

Orientações para a lavagem das mãos

 - Molhe as mãos e aplique o sabão em toda a sua extensão;

- Esfregue as palmas das mãos sem pressa, feche a torneira e faça o processo contando até 30;

- Ensaboe as costas das mãos. Massageie entre os dedos, embaixo das unhas e ao redor dos dedos, sem esquecer-se do polegar;

- Enxague com bastante água corrente;

- Seque com uma toalha e use-a para fechar a torneira.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.