Fechar
GP1

Saúde

FMS deve regularizar vacinação dos profissionais da Saúde de Teresina

O MPE alega que nem todos os profissionais de saúde do município receberam imunização contra o vírus H1N1.

O Ministério Público do Estado do Piauí (MPE-PI), por meio da 29ª Promotoria de Justiça de Teresina, expediu recomendação a Fundação Municipal de Saúde (FMS), alegando que nem todos os profissionais de saúde do município receberam imunização contra o vírus H1N1, mesmo eles sendo considerados membros do grupo prioritário.

A intenção é que a FMS regularize esse fornecimento de vacina a todos do grupo faltante. “É muito importante a imunização desse grupo, porque os servidores da saúde atuam diretamente em contato com pessoas infectadas. Uma vez contaminados, podem contribuir para a proliferação da Influenza A”, destacou o Promotor de Justiça Eny Marcos Vieira Pontes.

Na recomendação foi exposta que a campanha foi encerrada no dia 20 de maio, mesmo sem todos os profissionais de saúde terem recebido a imunização. O H1N1 é um vírus que pode provocar a doença influenza A, também conhecida como gripe suína. Propaga-se facilmente, e pode ser fatal em pessoas mais vulneráveis. Os sintomas são muito parecidos com os de uma gripe comum, mas podem evoluir e resultar em complicações.

Outro lado

A Fundação Municipal de Saúde, por sua vez, se posicionou quanto a determinação alegando que já enviou ofício ao Ministério da Saúde e Secretária de Saúde do Estado do Piauí (Sesapi), onde foi solicitado orientações a respeito da recomendação do MPE.

Segundo a FMS, o Ministério da Saúde é quem define os grupos prioritários para a vacinação, estipula a quantidade de pessoas a ser vacinada por grupos e destina a quantidade de doses baseada na meta estipulada por cada grupo, sendo o município, através da Fundação Municipal de Saúde, apenas o executor dessa política de vacinação do Ministério da Saúde.

Ainda de acordo com a FMS, a meta estipulada para Teresina era vacinar 13.402 profissionais de saúde. Na Capital foram vacinadas 18.096 pessoas deste segmento, ou seja, 135% da meta estipulada pelo Ministério da Saúde, o que significa dizer que foi vacinado bem além do que estipulava o Ministério da Saúde.

“Em Teresina, inclusive, a vacinação dos profissionais de saúde iniciou no dia 15 de abril, antes do período da campanha de vacinação contra a Influenza, que ocorreu no período de 30 de abril a 20 de maio”, disse por meio de nota enviada à imprensa. Por fim, a FMS, dessa forma, declara que irá aguardar a orientação do Ministério da Saúde sobre como proceder, já que no tocante aos profissionais de saúde a meta foi alcançada.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.