Fechar
GP1

Brasil

Força Nacional ficará no RJ e no ES até início de março

As portarias autorizando o uso da Força Nacional foram publicadas no Diário Oficial da União.

Os estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo poderão usar a Força Nacional em suas ações de segurança pública. A autorização foi feita pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública nesta quarta-feira (15). As portarias foram publicadas no Diário Oficial da União.

Os homens da Força Nacional vão atuar no Rio de Janeiro na segurança da Assembleia Legislativa (Alerj) e do Palácio Guanabara, sede do governo, até o dia 2 de março, “em prol da preservação da ordem pública”. Os agentes estão no estado desde dezembro do ano passado, para reforçar segurança dos dois locais e evitar confrontos em protestos durante votações na Alerj do pacote de ajuste fiscal proposto pelo governo estadual.

O Governo Federal também autorizou a permanência da Forças Armadas no estado, onde 9 mil homens farão missões definidas com o objetivo de liberar o efetivo da Polícia Militar (PM). Na semana passada, o governo havia autorizado a atuação das Forças Armadas no Rio.

  • Foto: Tomaz Silva/Agência BrasilForça Nacional de SegurançaForça Nacional de Segurança

O governador Luiz Fernando Pezão havia solicitado o emprego das Forças Armadas até o dia 5 de março, mas a operação inicialmente vai durar até 22 de fevereiro.

Segundo a Agência Brasil, a atuação da Força Nacional no Espírito Santo atende ao pedido do governador em exercício, Cesar Colnago, como forma de parar a crise na segurança pública no estado, depois que policiais militares paralisaram as atividades. Os agentes farão o policiamento ostensivo na região por 20 dias (até o dia 4 de março), podendo ser prorrogado este prazo.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.