Fechar
GP1

Saúde

Força tarefa pretende diminuir pela metade filas de espera por cirurgia ortopédica

A ação vai perdurar enquanto houver necessidade de atendimento de cirurgias de urgência e emergência

Na manhã deste sábado (30), ocorreu, no Hospital da Polícia Militar, o lançamento de uma força tarefa para diminuir as filas de espera por cirurgias ortopédicas. Estiveram presentes o diretor geral do HPM Coronel Gerardo Rebelo, o superintendente de Assistência à Saúde da Fundação Municipal de Saúde Pedro Leopoldino e o Secretário Estadual de Saúde Mirocles Veras.

Imagem: Jociara Luz/GP1Pedro Leopoldino, Mirocles Veras e Coronel Gerardo Rebelo(Imagem:Jociara Luz/GP1)Pedro Leopoldino, Mirocles Veras e Coronel Gerardo Rebelo
De acordo com o Coronel Gerardo Rebelo, o hospital já realiza cerca de 250 cirurgias por mês e, com a ação 30 cirurgias serão realizadas por sábado. “Estamos com 6 ortopedistas, 4 anestesistas e 32 profissionais na equipe de apoio, entre enfermeiros, técnicos e  radiologistas. Nosso interesse é que nenhum paciente fique nos corredores esperando atendimento”, informou.

Imagem: Jociara Luz/GP1Coronel Gerardo Rebelo(Imagem:Jociara Luz/GP1)Coronel Gerardo Rebelo
Até o final do ano, a força tarefa pretende atender cerca de mil pacientes que esperam por cirurgias ortopédicas, diminuindo pela metade a quantidade de pessoas nas filas. A ação vai perdurar enquanto houver necessidade de atendimento de cirurgias de urgência e emergência.

Imagem: Jociara Luz/GP1Pedro Leopoldino, superintende de assistência a saúde da FMS(Imagem:Jociara Luz/GP1)Pedro Leopoldino, superintende de assistência a saúde da FMS
Pedro Leopoldino, superintende de assistência a saúde da FMS, informou que na capital atualmente 2 mil pessoas estão nas filas esperando por cirurgias ortopédicas. “Hoje nós temos ações de cirurgias em vários municípios, nós já fizemos esse ano mais de 5 mil cirurgias ortopédicas fora de Teresina, nos hospitais regionais. Esta ação que nós estamos realizando aqui é voltada para pacientes que já estão aqui na capital” disse.
 
Segundo o secretário estadual de saúde, Mirocles Veras, outros hospitais da rede pública e da rede particular, que sejam conveniados com SUS, também poderão integrar a força tarefa e que a intenção é estender o atendimento para outras áreas, como pediatria e cardiologia. “Essa ação vai trazer dignidade para essas pessoas que estão na fila esperando por cirurgias ortopédicas. Esse planejamento já vinha do governo Wilson Martins e nós através de parceiras com os médicos e hospitais estamos implementando essa super força tarefa. Desafogando as filas nós pretendemos cumprir, realmente, a determinação que nos foi dada pelo governador do estado até o final do ano”, informou o secretário.

Imagem: Jociara Luz/GP1Mirocles Veras, secretário estadual de saúde(Imagem:Jociara Luz/GP1)Mirocles Veras, secretário estadual de saúde

Imagem: Jociara Luz/GP1Ação pretende diminuir o número de pacientes nas filas de espera por cirurgias ortopédicas(Imagem:Jociara Luz/GP1)Ação pretende diminuir o número de pacientes nas filas de espera por cirurgias ortopédicas
Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1
 

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.