Fechar
GP1

Piauí

Força-tarefa reduz processos de crimes de violência doméstica

O trabalhos são realizados por meio da parceria entre a CGJ e Tribunal de Justiça do Estado.

O Núcleo de Apoio às Varas de Teresina (NAVT), ligado à Corregedoria Geral da Justiça, encerrou o segundo ciclo de apoio à Secretaria da 5ª Vara Criminal de Teresina (Maria da Penha), que atua na área de crimes de violência doméstica. Nesta sexta-feira (1º), durante o encerramento dos trabalhos, foi anunciada a redução do acervo da unidade em mais de mil processos.

A atuação da equipe, junto à 5ª Vara Criminal, deu-se em duas etapas: de 25 de janeiro a 14 de março e de 16 de maio a 1º de julho. Neste período foi identificado um acervo de 8.202 processos da unidade em tramitação no sistema informatizado de acompanhamento processual do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI), o Themis Web.
Imagem: Divulgação/AscomEquipe durante expediência na 5ª Vara Criminal (Imagem:Divulgação/Ascom/NAVT)Equipe durante expediência na 5ª Vara Criminal 
Com base nos documentos, a equipe realizou atividades como: baixa de 1.328 processos; expedição de 2.778 documentos; juntada de 3.697 mandados; conclusão de 908 processos; organização e envio de 320 caixas-arquivo padronizadas ao arquivo judicial. A atividade de maior destaque, porém, foi à redução do número de processos paralisados havia mais de 100 dias em secretaria de mais de 4.000 para 650.

O Núcleo atua também auxiliando no gerenciamento das atividades relativas à padronização e racionalização dos serviços nos Fóruns. "Além da execução de atividades de Secretaria, o NAVT também tem o importante papel de capacitar os servidores em relação a rotinas produtivas que possibilitem maior eficiência ", declara a juíza auxiliar da Corregedoria Melissa Pessoa.

Processos

O corregedor-geral da Justiça, desembargador Ricardo Gentil, revelou que principal objetivo da gestão é a melhoria da prestação jurisdicional à população, “A maior parte dos processos do Tribunal de Justiça do Piauí tramita em Teresina, por isso entendemos que a oferta de apoio às unidades judiciárias é fundamental para que possa haver progresso em casa caso identificado", afirmou.


Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.