Fechar
GP1

Entretenimento

Fotógrafa faz série de fotos com gays na Rússia

Na Rússia apenas 1% dos gays russos tem coragem de se assumir publicamente.

A fotógrafa Tatiana Vinogradova, fez uma série de fotos chamada “Days of melancholy”. Nas imagens aparecem retratos sombrios de homens gays em seus apartamentos, com luz natural, uma expressão desoladora e solitária. Poucos encaram a câmera. Acompanham as imagens curtos depoimentos, sem autoria, que mostram a dificuldade de se encaixar numa sociedade radicalmente retrógrada e intransigente.

“Procurar homens para posar foi a parte mais difícil do trabalho. Não surpreende que eu tenha recebido tantas recusas. As pessoas normalmente diziam algo como: Entendo a importância do seu projeto, mas não estamos prontos para assumir”, conta Tatiana, por e-mail. “Felizmente, nem todas as pessoas são iguais. Fico muito agradecida aos homens que aceitaram participar. Eles não tiveram medo de mostrar seus rostos porque estavam ousando ser eles mesmos”.

Imagem: Divulgação/Tatiana Vinogradova Fotógrafa faz série de fotos com gays na Rússia (Imagem:Divulgação/Tatiana Vinogradova )Fotógrafa faz série de fotos com gays na Rússia

A legenda de uma das fotos diz: “Não me comunico com a minha mãe há três anos. Ela me falou que pessoas como eu deveriam ser mortas, queimadas, castradas. É estranho que eu tenha sido educado por uma pessoa como ela”. Outro fotografado relata: “Estou tentando me preparar para a solidão. Não alimento ilusões sobre barrigas de aluguel e crianças míticas que podem ser adotadas por gays. Imagino um cenário em que não vou ter ninguém para me enterrar”.

“O retrato é, para mim, o mais difícil e o mais misterioso dos gêneros. Ele convida o observador a estudar a outra pessoa com um imediatismo que nunca poderia ser experimentado na vida real sem algum tipo de constrangimento. Além disso, descreve o quão curioso e corajoso você é: você está cara a cara com alguém, sem escapatória”, disse. Com informações do O Globo

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.