Fechar
GP1

Piauí

Francisco Costa apresenta balanço de ações da Saúde

O secretário destacou a retomada da Nova Maternidade de Teresina e o Novo Hospital de Picos

 Nova Maternidade de Teresina, novo Hospital de Picos, 28 novos leitos para tratamento intensivo em Teresina, expansão dos serviços de oncologia, ampliação de hospitais e implantação de Centros de Especialidades Médicas essas e outras ações foram apresentadas pelo secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, em audiência pública realizada ensta segunda, 30, na Assembleia Legislativa do Piauí(ALEPI). A audiência foi uma proposição do deputado estadual João de Deus(PT), que solicitou um resumo das ações desenvolvidas no ano de 2015.

Além de apresentar as obras que foram inauguradas, como ampliação nos leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), em Piripiri, inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em Oeiras, o Centro de Diagnóstico por Imagem, com oferta de exames de tomografia, ultrassonografia e mamografia, em Floriano, e ainda a implantação da sede própria do Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPSi), em Teresina,  o secretário enfatizou a intensificação nas cirurgias eletivas, tanto em Teresina, como no interior, e a oferta de cirurgias inéditas pelo Sistema Único de Saúde(SUS), no Estado.
Imagem: James AlmeidaFrancisco Costa faz balanço na AL(Imagem:James Almeida)Francisco Costa faz balanço na AL

O secretário destacou ainda que o percentual de 12% em saúde está sendo obedecido, sendo que, nos dois quadrimestres de 2015, alcançou 12,45%. E que os percentuais para Pessoal e Encargos Sociais, outras despesas correntes e investimentos, estão sendo aplicados 36, 42 e 22%, respectivamente, do Orçamento 2015, que fora aprovado em R$1,125 bilhões, tendo dotação atualizada em R$1,129 bilhões.

Sobre a audiência, o secretário Francisco Costa avaliou como “participativa, onde os deputados levantaram alguns questionamentos e apresentaram sugestões. A construção de um projeto, seja na saúde, em qualquer outra área, ela tem que passar por várias instâncias, via sociedade, via parlamento, para que juntos possamos ter, além de um norteamento técnico do posicionamento do projeto, mas também a sensibilidade de quem vivencia a realidade nas mais variedades cidades do nosso Estado”.

O deputado João de Deus, autor do requerimento, enfatiza a necessidade do gestor apresentara à Assembleia Legislativa um balanço do que já fora feito e os planos para o futuro. “É muito educativo, prestar contas de suas ações. Isso não é comum no serviço público. E o secretário de Saúde tem essa compreensão, daí a importância da vinda dele, tirando dúvidas, (os deputados) colocando suas opiniões sobre programas que o Governo do Estado, juntamente com o Governo Federal, está implantando no Piauí. Nossa proposta é trazer também a secretaria de Educação, Segurança”, afirma.

Francisco Costa esclareceu dúvidas sobre o novo modelo de gestão adotado no Hospital Regional Justino Luz, em Picos, e a instituição de uma força-tarefa de combate ao mosquito Aedes aegypti.
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.