Fechar
GP1

Piauí

Frei Edmilson Vieira fala sobre o significado cristão do Natal

O religioso também comentou sobre o consumismo que atualmente existe em torno do natal e a mensagem de simplicidade trazida pelo novo Papa da Igreja Católica.

O pároco da Igreja de São Benedito, Frei Edmilson Vieira concedeu entrevista ao GP1 sobre o significado do Natal. Segundo ele, a data de origem cristã e que é o fundamento da Igreja Católica acabou se tornando uma festa de sentido universal.

“O nascimento de Jesus Cristo provocou uma divisão de eras. Ou seja, o mundo se empolgou tanto com essa presença que se chama Jesus Cristo que essa data foi colocada no centro da história. Embora seja uma data simbólica, nós cristãos temos essa certeza de que estamos celebrando um fato histórico. Deus envia seu Filho ao mundo para redimir e salvar a humanidade do pecado”, declarou.
Imagem: Isabela Rêgo/GP1Frei Edmilson Vieira, pároco da Igreja de São Benedito. (Imagem:Isabela Rêgo/GP1)Frei Edmilson Vieira, pároco da Igreja de São Benedito.

Frei Edmilson destacou que o papel da Igreja Católica é continuar anunciando o nascimento e a vida de Jesus Cristo.

“Os evangelhos retratam que o nascimento de Jesus provocou alegria no Céu e na Terra. Os pastores foram chamados pelo anjo a louvar e adorar o menino Jesus e em seguida saíram a anunciar seu nascimento”, comentou.

Presépio

O padre franciscano explicou ainda que o presépio, um dos principais símbolos do natal, foi criado por São Francisco de Assis, que resolveu retratar a cena reunindo camponeses para serem os personagens enquanto lia o evangelho.

“Dizem os biógrafos que ele não providenciou o menino, mas quando chegou o momento ele via o Menino Jesus sorrindo para ele. E o povo todo encantado dessa alegria de São Francisco começou a pensar que devia ser uma presença misteriosa que eles não conseguiam ver. Portanto, o presépio representa essa compaixão de Deus que decidiu vir ao mundo na forma de humano, demonstrando assim todo o seu ato de renúncia e desprendimento por amor a nós”, declarou.

Imagem: Isabela Rêgo/GP1Decoração de Natal na Igreja São Benedito.(Imagem:Isabela Rêgo/GP1)Decoração de Natal na Igreja São Benedito.

O Frei elogiou ainda a decoração natalina que foi colocada no fundo da Igreja de São Benedito, no Centro de Teresina e disse que a simplicidade do presépio favorece a meditação das pessoas no real significado desse momento.

Consumismo

O religioso também comentou sobre o consumismo que atualmente existe em torno do natal e a mensagem de simplicidade trazida pelo novo Papa da Igreja Católica.
“Para muitos é apenas a ocasião do presente. Mas essa questão do presente tem um aspecto mais profundo e mais rico. Nós damos e recebemos presentes porque já recebemos o maior presente que é Jesus Cristo como irmão nosso. Por isso há uma troca de presentes como sinal de abertura do nosso coração”, comentou.

Para o frei a proposta do Papa Francisco é mostrar que o consumismo não traz felicidade, mas sim insatisfação e que as pessoas não podem viver só disso.

“O Papa está nos mostrando que é importante contrapor esse consumismo com a solidariedade. Ele inclusive ressaltou isso em sua mensagem de natal dizendo que não podemos permitir que alguém no natal não tenha uma casa. E esse foi exatamente o drama vivido pela Sagrada família que teve de ir para uma estribaria porque não encontraram lugar para o menino Jesus nascer”, declarou.


Mensagem

Frei Edmilson finalizou a entrevista deixando uma mensagem de Natal para os leitores do GP1.

Imagem: Isabela Rêgo/GP1Frei Edmilson e a imagem do Menino Jesus.(Imagem:Isabela Rêgo/GP1)Frei Edmilson e a imagem do Menino Jesus.

“Jesus é a renovação das nossas esperanças. Aqueles que se sentem perdidos, cansados, desamparados ir até Ele. Para aqueles que acreditaram em coisas e agora se sentem decepcionados eu digo não vamos acreditar em coisas, vamos acreditar no Filho de Deus. Vamos acreditar na sua mensagem de amor, nas suas palavras que nos levam a viver uma vida de irmãos. É preciso deixar de lado as brigas e calúnias, pois nada disso pode realizar a pessoa. No entanto, um coração cheio de amor, é bom para quem dá e é bom para quem recebe”, finalizou.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1





Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.