Fechar
GP1

Piauí

Frente de combate ao feminicídio é lançada em Teresina

Feminicídio é o crime de homicídio contra a mulher, pelo simples fato desta, ser mulher.

O Núcleo das Promotorias de Justiça do Tribunal do Júri lançou na manhã desta quarta-feira (25), data em que se comemora o Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher, a Frente de Combate ao Feminicídio na sede da Procuradoria- Geral de Justiça do Estado do Piauí.

De acordo com o coordenador do núcleo das Promotorias do Tribunal do Júri, Ubiraci Rocha, dentro do Ministério Público atuam duas promotorias que cuidam da defesa da mulher, uma que trabalha com a Lei Maria da Penha, e as Promotorias do Júri, que tratam do feminicídio, crime de homicídio contra a mulher, pelo simples fato desta, ser mulher.
Imagem: Lucas Dias/GP1Promotor Ubiraci Rocha(Imagem:Lucas Dias/GP1)Promotor Ubiraci Rocha
“Nós temos dentro do âmbito do ministério Publico duas promotorias que cuidam efetivamente da defesa da mulher, uma que trabalha com a Lei Maria da Penha e as Promotorias do Júri, que tratam da questão da mulher enquanto vítima de homicídio. O feminicídio nada mais é do que uma qualificadora de crime de homicídio. Essa qualificadora se dá na medida em que a mulher é vitimada do homicídio pela condição de ser mulher, e que esse crime tenha ocorrido no âmbito doméstico ou familiar”, esclareceu ao GP1.

A Subprocuradora-Geral de Justiça, Zélia Saraiva Lima também esteve no lançamento do evento e assegurou o Feminicídio como crime hediondo. “Estamos aqui para declarar nosso repudio a todo tipo de abuso seja ele físico ou psicológico. Lamentavelmente ainda são frequentes que reportam o assassinato das mulheres por seus companheiros, quase sempre com requintes de crueldade. Isso decorre de uma cultura machista, que iguala a mulher a um objeto, a uma propriedade. De fato o feminicídio é a instancia última de controle da mulher pelo homem”, destacou.
Imagem: Lucas Dias/GP1Subprocuradora geral de justiça Zélia Saraiva Lima(Imagem:Lucas Dias/GP1)Subprocuradora geral de justiça Zélia Saraiva Lima
Estão juntas na missão de enfrentar esse tipo de crime, além do Ministério Público, a Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil e a Secretaria de Segurança. Estudantes da Unidade Escolar Gervásio Costa abriram a programação apresentando uma peça teatral sobre as consequências da violência contra a mulher. Em seguida, um curta-metragem produzida pelos alunos do Liceu Piauiense, que trata da aplicação da Lei Maria da Penha, foi apresentada. 
Imagem: Lucas Dias/GP1Apresentação da campanha sobre a violência contra a mulher(Imagem:Lucas Dias/GP1)Apresentação da campanha sobre a violência contra a mulher
Imagem: Lucas Dias/GP1Campanha sobre o feminicídio(Imagem:Lucas Dias/GP1)Campanha sobre o feminicídio
Imagem: Lucas Dias/GP1Geórgia Nunes e Delegada Vilma(Imagem:Lucas Dias/GP1)Geórgia Nunes e Delegada Vilma
Imagem: Lucas Dias/GP1Delegada Vilma(Imagem:Lucas Dias/GP1)Delegada Vilma
Imagem: Lucas Dias/GP1Mesa de honra do lançamento da Frente de combate ao feminicídio(Imagem:Lucas Dias/GP1)Mesa de honra do lançamento da Frente de combate ao feminicídio
Imagem: Lucas Dias/GP1Vereadora Rosário Bezerra(Imagem:Lucas Dias/GP1)Vereadora Rosário Bezerra
Imagem: Lucas Dias/GP1Promotor Francisco de Jesus(Imagem:Lucas Dias/GP1)Promotor Francisco de Jesus


Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.