Política

Funaro revela que Michel Temer recebeu R$ 20 milhões em propina

O procurador-geral da república Rodrigo Janot poderá incluir essas novas informações na denúncia que ele deve apresentar nos próximos dias contra o presidente Michel Temer.

BÁRBARA RODRIGUES

- atualizado

Segundo informações do O Globo, o operador financeiroLúcio Bolonha Funaro, em delação premiada, afirmou que o presidente Michel Temer (PMDB) recebeu em 2014 cerca de R$ 20 milhões em propina do empresário Henrique Constantino, um dos fundadores da Gol Linhas Aéreas.

A propina teria sido paga em horas de voo na campanha eleitoral de 2014. Em troca o empresário Henrique Constatino queria apoio ao projeto de abertura do setor aéreo ao capital estrangeiro. Em 2016, com o apoio do governo de Temer, durante o processo de impeachment de Dilma Rousseff (PT), a Câmara dos Deputados aprovou uma Medida Provisória que permite 100% do controle acionário de empresas aéreas brasileiras pelo capital externo.

  • Foto: Walterson Rosa/Framephoto/Estadão ConteúdoMichel TemerMichel Temer

O procurador-geral da república Rodrigo Janot poderá incluir essas novas informações na denúncia que ele deve apresentar nos próximos dias contra o presidente Michel Temer. O mandato de Janot encerra no dia 17 de setembro e então assumirá Raquel Dodge, que foi escolhida por Temer para um mandato de dois anos.

Rodrigo Janot ainda deve apresentar ao Supremo Tribunal Federal (STF) uma denúncia por organização criminosa contra um núcleo do PMDB da Câmara. Entre os líderes do grupo estaria Temer. Já foram denunciados membros doPT, PP e doPMDB no Senado.

MAIS NA WEB