Fechar
GP1

Saúde

Fundação de Saúde reúne profissionais para traçar plano de atividades no Programa Saúde na Escola

Orientações como alimentação saudável, higiene corporal e bucal, são os principais assuntos discutidos pelos profissionais.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS), da Prefeitura de Teresina, realizou na manhã de hoje (18) uma reunião com os representantes do Grupo de Trabalho Intersetorial (GTI), que é composto por profissionais e gestores da saúde e educação do município, para discutir o planejamento de ações que as equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) que desempenharão no Programa Saúde na Escola (PSE).
Imagem: Divulgação Clique para ampliarFMS reúne profissionais para traçar plano de atividades (Imagem:Divulgação )FMS reúne profissionais para traçar plano de atividades

O PSE é uma política intersetorial que os Ministérios da Saúde e Educação instituíram através do decreto presidencial de nº 6.286, de dezembro de 2007, que dispõe sobre a interação entre as equipes de Saúde da Atenção Básica e as equipes de Educação. Para que isso ocorra, é elaborado um planejamento, execução e monitoramento preciso das atividades de promoção, prevenção e avaliação das condições de saúde que serão desenvolvidas nas escolas.

Esse ano, creches, pré-escolas e unidades escolares de ensino fundamental, médio e educação para jovens e adultos passaram a receber os profissionais de saúde da atenção básica na promoção de palestras e ações educativas. Na Unidade Básica de Saúde da Cacimba Velha, as duas equipes do ESF, que também desempenham atividades no Programa de Melhoria do Acesso a Qualidade na Atenção Básica (PMAQ), já realizaram diversas atividades nas escolas e creches da comunidade.

“O Programa tem aproximado os profissionais de saúde proporcionando um contato mais próximo com a comunidade escolar, principalmente, com as crianças que precisam ser educadas desde cedo quanto aos cuidados que se deve ter com a saúde”, ressaltou a dentista da equipe de saúde da UBS da Cacimba Velha, Camila Brito Lima.

Orientações como alimentação saudável, higiene corporal e bucal, são os principais assuntos discutidos pelos profissionais. Atividades como escovação coletiva com as crianças, aferição de índice de massa corpórea, exames oftalmológicos e identificação de outras deficiências também fazem parte do quadro de atividades das equipes de saúde no Programa.

“Desde março, o PSE está em funcionamento no município de Teresina. Hoje, a atenção básica de saúde do município possui 253 equipes da Estratégia Saúde da Família. Do total, 220 equipes aderiram ao Programa Saúde na Escola e têm trabalhado na promoção de saúde dos educandos”, ressaltou o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Luiz Lobão.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.