Fechar
GP1

Saúde

Fundação Municipal de Saúde identifica 225 casos suspeitos de dengue em Teresina

Os bairros mais afetados pela dengue, este começo de ano, em Teresina são: Santa Maria da Codipi, com 36 casos de dengue; Satélite, com nove casos; Itararé, também com nove casos; Monte Verde

A prefeitura de Teresina, através da Fundação Municipal de Saúde (FMS), notificou 225 casos suspeitos de dengue,no período de 1º de janeiro a 4 de março deste ano, em Teresina.
Imagem: ReproduçãoMosquito causador da dengue Aëdes aegypti (Imagem:Reprodução)Mosquito causador da dengue Aëdes aegypti
De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba, a população deve aumentar os cuidados para prevenção da proliferação dos mosquitos Aëdes aegypti e Aëdes albopictus transmissores da Dengue. “A chegada do período chuvoso faz aumentar a preocupação com os casos de dengue na cidade. É importante não descuidarmos da prevenção à dengue. Verificar se a lixeira está fechada, se não tem material impedindo a água de correr pelas calhas das casas, se no quintal não tem nenhum objeto que acumule água e observar também se a caixa dágua está tampada são atitudes que ajudam muito o combate ao mosquito causador da dengue”, disse.

Ainda de acordo com a diretora, a larva demora 5 dias para se transformar em um mosquito adulto, e contaminar as pessoas. Afirma ainda que o alerta é também aos empresários que devem se atentar ao local de trabalho de seus funcionários. “Os empresários também precisam ficar atentos ao local de trabalho dos seus colaboradores. Toda empresa deve ter o cuidado de eliminar possíveis focos do mosquito. Até os vasos sanitários e os ralos dos banheiros devem ficar tampados quando não estão em uso constante”, alertou a diretora.

A preocupação com as ações preventivas aumentaram ainda mais, por causa de uma outra doença infecciosa caracterizada por febre acima de 39 graus, dor de cabeça, dores intensas e inchaço nas articulações das mãos e dos pés, a chikungunya, que também é transmitida pelo Aedes aegypti, e já foi registrado os primeiros casos no Brasil.

“O perigo aumentou e a população tem que ser nossa parceira no combate aos criadouros do mosquito. Se não tem o mosquito, não tem a doença”, destacou Amariles Borba.

Os bairros mais afetados pela dengue, este começo de ano, em Teresina são: Santa Maria da Codipi, com 36 casos de dengue; Satélite, com nove casos; Itararé, também com nove casos; Monte Verde, com oito casos e Santo Antônio, com sete casos.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.