Fechar
GP1

Saúde

Fundação Municipal de Saúde inicia campanha de vacinação contra a gripe amanhã em Teresina

Crianças com mais de 6 meses e menos de 5 anos devem ser vacinadas

A Prefeitura de Teresina, através da Fundação Municipal de Saúde (FMS), inicia amanhã (22) a campanha de vacinação contra a gripe que também acontece em todo o Brasil, seguindo calendário do programa nacional de imunização. O Dia “D” de mobilização nacional vai acontecer no dia 26 de abril.
Imagem: Reprodução Campanha de vacinação(Imagem:Reprodução) Campanha de vacinação

Teresina tem como meta um pouco mais de 175 mil pessoas, entre crianças, idosos, gestantes, pessoas com comorbidade e outros estabelecidos como prioridades. Este ano o público-alvo teve a faixa etária ampliada. Crianças com mais de seis meses e menores de cinco anos devem ser vacinadas contra a doença, antes era até dois anos.

O presidente da FMS, Luiz Lobão, relata que a Prefeitura de Teresina já está preparada para a campanha. “Nossas equipes já começaram a receber as vacinas nas nossas unidades de saúde e a partir de amanhã aguardamos o público-alvo para a aplicação das doses”. Lobão reforça ainda o pedido aos pais já que a faixa etária das crianças foi ampliada. “É importante que os pais não esqueçam de levar suas crianças para vacinar contra a gripe. O período de sazonalidade da doença já começou e é comum que os vírus das síndromes gripais circulem entre os meses de fevereiro e agosto”, explicou.

Além das crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos, pessoas com 60 anos ou mais, profissionais de saúde, gestantes, pessoas portadoras de doenças crônicas não-transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais também devem se vacinar.

A Vigilância em Saúde da FMS orienta que as pessoas com quadro de comorbidade deverão procurar o clínico para prescrição médica, que deve ser levado às unidades de saúde e apresentadas aos enfermeiros que aplicarão a vacina. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do SUS deverão se dirigir aos postos em que estão registrados para receberem a vacina, sem a necessidade de prescrição médica.

A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano ( A/H1N1; A/H3N2 e Influenza B). Em Teresina, serão 104 postos de vacinação, em UBSs e salas de vacinas dos hospitais do município.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.