Fechar
GP1

Ciência e Tecnologia

Futuro do WhatsApp no Brasil poderá ser decidido hoje

Mudança na lei pode aumentar bloqueios de apps no país.

Após o WhatsApp negar o fornecimento de informações à Polícia Federal, a CPI dos Crimes Cibernéticos resolveu discutir nesta quarta-feira (04), se sites e aplicativos poderão ser bloqueados pela justiça em caso de conduta ilegal.

Imagem: WhatsAppAplicativo pode ser novamente bloqueado no país(Imagem:Reprodução)Aplicativo pode ser novamente bloqueado no país

Os recentes episódios envolvendo a criptografia do WhatsApp, citados no relatório final da comissão parlamentar sobre o assunto, levaram a CPI a concluir que existe a necessidade da criação de um Projeto de Lei, que deve incluir um novo parágrafo ao artigo 22 do Marco Civil da Internet.

O novo parágrafo pode determinar que os proprietários das empresas com atuação fora do país e cuja matriz se encontra no exterior, forneçam dados requisitados pela justiça brasileira.

Suspensão:


Na manhã de ontem (03), a justiça do Sergipe determinou o bloqueio do Whatsapp por 72 horas em todo o país. A suspensão do uso do aplicativo se deu por conta de uma ação judicial ingressada pela Polícia Federal, após os responsáveis pelo aplicativo se recusarem a fornecer dados sigilosos que poderiam ajudar em uma investigação sobre o tráfico de drogas no Estado.

No entanto, o desembargador Ricardo Múcio Santana de Abreu Lima, do mesmo Tribunal de Justiça, decidiu revogar a decisão do colega e liberou novamente o aplicativo.
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.