Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Ganhador do concurso Poeta H.Dobal será divulgado amanhã

Foram inscritas ao todo pela Fundação 32 obras, entre elas sete livros de poesia, três de conto, cinco de crônicas, 14 romances, uma crítica/ensaio e duas obras científicas.

O presidente da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, Luis Carlos Alves, e o presidente da Academia Piauiense de Letras, Nelson Nery Costa, farão nesta sexta-feira (18), às 11h, o anúncio do nome do vencedor do prêmio de R$ 100 mil do Concurso de Obras Publicadas Poeta H. Dobral.

Foram inscritas ao todo pela Fundação 32 obras, entre elas sete livros de poesia, três de conto, cinco de crônicas, 14 romances, uma crítica/ensaio e duas obras científicas.

  • Foto: Divulgação/AscomAcademia Piauiense de LetrasAcademia Piauiense de Letras

Essas obras foram julgadas por uma comissão formada por cinco membros da Academia Piauiense de Letras, além de cinco intelectuais ou professores que devem ser designados pelo presidente da Academia Piauiense de Letras. Estes últimos assessoraram a comissão.

O edital previa que os livros deveriam ter sido publicados entre o período de 1º de janeiro de 2014 e 30 de abril de 2017. Os candidatos teriam ainda que ser nascidos no Piauí ou radicados no estado há mais de 10 anos.

A premiação de R$ 100 mil é oriunda de destinação de emenda parlamentar do deputado estadual Robert Rios à Fundação Monsenhor Chaves. Esse valor é um dos mais altos entre os concursos literários existentes no Brasil. Segundo o presidente da APL, Nelson Nery Costa, trata-se de uma ação de valorização e incentivo à produção literária local.

"A APL vem buscando, especialmente pela ocasião do seu centenário comemorado este ano, valorizar e incentivar a produção não só entre escritores piauienses já conhecidos, mas também estimulando os novos autores a mostrarem o que estão realizando. Esse concurso, em parceria com a Prefeitura de Teresina, tem o grande incentivo que é esse prêmio. É um dos mais altos do país e acredito que a Fundação Monsenhor Chaves está, assim, contribuindo e estimulando a produção literária", destaca Nelson Nery Costa.

O vencedor do concurso Poeta H. Dobal será anunciado durante coquetel nesta sexta-feira (18), às 11h, na sede da Academia Piauiense de Letras, localizada na avenida Miguel Rosa, número 3300, Centro/Sul.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.