Fechar
GP1

Brasil

Garota inala remédio errado em crise de asma e morre

Adolescente precisava de broncodilatador, mas usou colírio para glaucoma.

Depois de ter inalado um remédio errado, a garota Andriza Oliveira da Silva, 14, morreu na segunda-feira (14) durante uma crise de asma. Na terça-feira (15), seu corpo foi enterrado em Guaíba, na Região Metropolitana de Porto Alegre, onde ele residia.

Imagem: Reprodução/RBS TVClique para ampliarMenina após inalar remédio errado durante crise asmática.(Imagem:Reprodução/RBS TV)Menina após inalar remédio errado durante crise asmática.
A garota precisava inalar um broncodilatador, mas acabou usando, na nebulização, um colírio para glaucoma, que faz o efeito contrário. "O medicamento provoca obstrução dos brônquios, diminui a eficiência do trabalho cardíaco e pode dar complicações cardiovasculares", explica a farmacologista Leila Moreira.

A mãe da garota estava no trabalho, por isso, a irmã de 10 anos teve que comprar o remédio. "A receita foi levada com um bilhete com o nome do remédio, que não tinha nada a ver com o que retornou à residência da menina", diz o primo de Andriza, Rodrigo Barbosa da Silva.

Um boletim de ocorrência foi registrado pela família da menina e a polícia pediu laudos complementares para o Instituto Geral de Perícias, para saber o que provocou a morte da adolescente. O que consta na certidão de óbtio é que a menina foi vítima de um "endema pulmonar agudo", ou seja, excesso de líquido nos pulmões o que provocou uma insuficência cardíaca.

O documento não informa se o uso da medicação errada pode ter influenciado para que isso ocorresse. O texto apenas informa que esses exames devem ficar prontos em 3 meses.

"Por enquanto, é isso que vamos averiguar: como o medicamento foi entregue a uma criança de 10 anos. O proprietário confirmou que há uma farmacêutica no local, mas que no momento da venda ela não se encontrava no balcão de atendimento", afirma a delegada Sabrina Teixeira, responsável pelo caso.

A delegada vai ouvir a vendedora e a farmacêutica. Além disso, já ouviu informalmente o dono da farmácia. Com informações do G1.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.