Fechar
GP1

Piauí

Proprietário de terras no sul do Piauí denuncia empresa Insolo

A empresa emitiu nota negando as acusações e afirmando que as áreas utilizadas são registradas junto ao Incra.

Moradores do município de Baixa Grande do Ribeiro denunciaram a empresa de agronegócio Insolo, que estaria se utilizando de violência com o objetivo de se apropriar de terras, desmatando áreas sem autorização.

Um dos donos da propriedade, Aliomar Sousa dos Santos, esclareceu que a fazenda da empresa fica a cerca de 80 km de distância de suas terras, porém, na última semana, homens chegaram no local, derrubando cercas e árvores na região do Vão das Colheres.

“Mais de noventa famílias vivem aqui, então nós resolvemos nos reunir para falar sobre o caso, quando pistoleiros armados chegaram atirando, botando todo mundo pra correr, até idoso e criança. Um deles estava armado com um fuzil”, explicou ao GP1.

O proprietário informou que já está tomando as devidas providências na justiça, junto à Vara Agrária de Bom Jesus, por meio do advogado Paulo de Tarso Martins. 

Outro lado

Procurada, a Insolo emitiu resposta à denúncia afirmando que todas as terras usadas estão documentadas junto ao Incra. A empresa afirma ainda que a o denunciante é acusado de grilagem de terras na região. 
 
Confira a nota na íntegra: 
 
A Insolo Agroindustrial S.A. é, através de suas subsidiárias, a maior produtora de grãos e algodão do Estado do Piauí, e que, desde 2008, produz e emprega centenas de colaboradores no estado.  O grupo apoia uma série de iniciativas sociais nas comunidades onde atua, como por exemplo a Escola Formare, de Baixa Grande do Ribeiro, que, em sua quinta edição está formando mais uma turma de 12 jovens técnicos em mecanização agrícola, com diploma reconhecido pelo Ministério da Educação.  Com esta turma, serão 59 jovens formados e diplomados, um fato que têm gerado oportunidades novas a várias famílias, e contado com o precioso apoio de toda a comunidade de Baixa Grande do Ribeiro.
 
As fazendas da Insolo são conhecidas pelo alto nível de profissionalismo de seus colaboradores, e são inclusive certificadas internacionalmente por sua responsabilidade social e ambiental através de auditores independentes.  As áreas onde a Insolo atua são documentadas e de sua propriedade, bem como geo referenciadas há vários anos dentro do Incra. 
 
A denúncia feita é completamente falsa, e sem nenhuma base.  A pessoa que fez a denúncia é conhecida na região por seus antecedentes criminais.  Esta pessoa é também conhecida na região por fazer grilagem de terras, e a Insolo tem já registrado, junto às autoridades competentes, uma série de incidentes de violência e ilegalidades, inclusive ambientais, provocados por esta pessoa, dentro de áreas de Reserva Legal, ambientalmente protegida, de propriedade da companhia.   A denúncia caluniosa é apenas mais um ato ilegal, de uma pessoa que tem como objetivo a grilagem de terras.

 

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.