Fechar
GP1

Política

Gil Paraibano pede à PF para investigar postagens no Facebook

No requerimento o Partido Progressista solicita da Polícia Federal que investigue postagens no Facebook na fanpage denominada de "Retroceder Jamais".

O diretório municipal de Picos do Partido Progressista (PP), através do seu presidente, empresário Gil Marques de Medeiros, o Gil Paraibano; requereu a Polícia Federal abertura de procedimento policial. O objetivo do pedido é investigar uma fanpage criada na rede social Facebook denominada de “Retroceder Jamais”, e que seria ligada ao atual prefeito, Padre José Walmir de Lima (PT).
Imagem: José Maria Barros/GP1Surge mais um postulante a vaga de vice de Gil Paraibano (Imagem:José Maria Barros/GP1)Gil Paraibano 
No requerimento à PF, os advogados do ex-prefeito Gil Paraibano (PP) alegam que a fanpage “Retroceder Jamais” está promovendo trucanagem eleitoral, manipulação de vídeo e de pesquisas eleitorais e divulgando pesquisas falsas, todos atos considerados como crimes eleitorais.

No pedido de abertura de investigação, o diretório municipal do PP garante que a citada página vem sendo meio de prática de crimes contra a honra de Gil Paraibano (PP), que é pré-candidato a prefeito de Picos nas eleições do próximo dia 2 de outubro. Acrescenta ainda que há prática de crimes contra o sistema eleitoral.

Argumentação

O diretório municipal do PP lembra que no último dia 7 de junho, em sua rede social Facebook, Gil Paraibano publicou vídeo desmentindo notícias de que o mesmo não poderia ser candidato a prefeito nas eleições deste ano, por ser ele, supostamente, inelegível.

“Contrapondo-se a isso, a fanpage "Retroceder Jamais" utilizou de artifício vedado eleitoralmente chamado “trucagem’, que consiste no ato de manipular (distorcer) imagens e áudio em vídeo para proceder efeitos diversos daqueles criados” – exemplifica o requerimento de pedido de abertura de investigação.

Os advogados do PP, Antônio José de Carvalho Júnior e Mark Firmino Neiva Teixeira de Souza, afirmam que a imagem do vídeo trucado é a mesma que fora divulgado pela página oficial de Gil Paraibano. Porém, o áudio fora trocado, sendo dublado por pessoa não identificada, fazendo diversas agressões pessoais e eleitorais ao mencionado pré-candidato.

Manipulação de pesquisa

O Partido Progressista alega ainda que houve manipulação de pesquisa divulgada nos meios de comunicação do estado, onde apresentou o pré-candidato Gil Paraibano (PP) com índice de 55,25% de intenções de votos e o Padre Walmir (PT) com 22%.
Imagem: José Maria Barros/GP1Padre Walmir é obrigado a suspender licitação(Imagem:José Maria Barros/GP1)Padre Walmir 

Entretanto – prossegue o requerimento – a fanpage “Retroceder Jamais” publicou imagem da pesquisa manipulada, onde investe os nomes dos pré-candidatos Gil Paraibano e Padre Walmir, passando a constar erroneamente Gil Paraibano com 22% e Padre Walmir com 55,25%.

Diante dos fatos, o diretório municipal do PP requer da Polícia Federal que instaure procedimento penal investigatório com a finalidade de apurar os crimes acima descritos. O pedido foi protocolado no último dia 22 de junho.
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.