Fechar
GP1

Política

Gilmar será relator de um dos inquéritos sobre Aécio no STF

O sorteio aconteceu nessa sexta-feira (23) depois da solicitação da Procuradoria-Geral da República (PGR).

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, foi sorteado para ser relator de um dos inquéritos que tramitam na Corte que investiga o senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG). O sorteio aconteceu nessa sexta-feira (23), depois da solicitação da Procuradoria-Geral da República (PGR). Antes, o ministro Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato no Supremo era responsável pelo inquérito.

Em abril, Fachin autorizou a abertura da investigação, atendendo a pedido da PGR com base nas delações premiadas dos ex-executivos da construtora Odebrecht Marcelo Odebrecht, Benedicto Barbosa da Silva Júnior, Sérgio Luiz Neves e Cláudio Melo Filho.

  • Foto: Wilton Junior / Estadão ConteúdoMinistro Gilmar Mendes Ministro Gilmar Mendes

Segundo o Ministério Público, os delatores apontaram por “meio de declaração e prova documental” que foram prometidas e efetuadas “vantagens indevidas” a Aécio e seus aliados durante a campanha à Presidência em 2014, quando o parlamentar terminou a disputa em segundo lugar. As investigações apontam que Aécio Neves teria cometido os crimes de lavagem de dinheiro e corrupção ativa e passiva.

No mês passado, Aécio foi afastado das funções legislativas depois da divulgação da delação premiada de executivos do grupo JBS. Nessa semana, o STF adiou o julgamento sobre a prisão de Aécio e determinou a soltura da irmã e do primo do senador afastado, investigados na mesma operação.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.