Fechar
GP1

Política

Governador discute implantação de energia solar em Teresina

A empresa deve iniciar suas atividades em março deste ano, em Teresina, investindo recursos de cerca de R$30 milhões

 O governador Wellington Dias esteve reunido, na manhã desta terça-feira (27), no Palácio de Karnak, com o diretor da Empresa Brasil Solair, Júlio Martinez, empresa do ramo de energias renováveis, mais especificamente, a energia solar, dentro das especificações da resolução 242 da ANEEL, que é a micro geração distribuída.
Imagem: Francisco LealA proposta da Brasil Solair permite a produção de energia onde se consome(Imagem:Francisco Leal)A proposta da Brasil Solair permite a produção de energia onde se consome
O objetivo da reunião foi apresentar ao governador Wellington, a empresa que chega ao Estado e inicia suas atividades implantando energia solar. A empresa deve iniciar as suas atividades em março do ano corrente, na capital Teresina, investindo recursos de cerca de R$30 milhões, oportunizando ainda a geração de renda e emprego qualificado. “Vez que todos serão treinados na montagem do sistema”, declarou o diretor Martinez.

Júlio Martinez explica que a proposta da Brasil Solair é baseada na Resolução 482 (www.aneel.gov.br/cedoc/bren2012482), que permite a produção de energia onde se consome. “Essa resolução dá o direito a todo e qualquer cidadão brasileiro, cumprindo os requisitos legais, produzir sua própria energia. É a descentralização da geração de energia. Isso representa um alívio no sistema elétrico”, comenta.
 
O governador Wellington Dias mostrou-se entusiasmado com a proposta apresentada e ressaltou a importância de parcerias com o Estado, através da Secretaria da Mineração, Petróleo e Energias Renováveis, aproveitando o potencial do Estado. “Trata-se de um projeto que está na prioridade do Piauí, vez que faz a qualificação das pessoas envolvidas para a implantação do sistema. A ideia é produzir energia para irrigação, grupos de agricultores familiares, piscicultura, pequenas indústrias e fábricas”, ressalta.
 
Também participaram da reunião a deputada estadual Lisiê Coelho, acompanhada do secretário interino da Mineração, Alexandre José da Silveira Neto; diretor de Energias Renováveis, José Wellington; ex-prefeito de Paulistana, Luís Coelho, dentre outros integrantes da Secretaria da Mineração.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.