Fechar
GP1

Piripiri - Piauí

Governador Wellington Dias inaugura leitos de UTI em Piripiri

"Aqui já entregamos 10 UTIs que já atendem bem a essa região, nessa linha da descentralização e agora as UTIs especializadas para o bebê ao nascer. O objetivo é salvar vidas”, destacou Wellin

O governador Wellington Dias inaugurou nesta quinta, 29, em Piripiri, o primeiro Centro de Parto Normal (CPN) do interior. Com um orçamento de aproximadamente R$ 764.976,04 a unidade tem capacidade de 16 leitos comuns, em quatro enfermarias e mais quatro leitos PPP (pré-parto, parto e pós-parto).

Wellington Dias falou sobre a importância do CPN para a cidade de Piripiri. "O nosso compromisso é com a descentralização de serviços de saúde e cada vez mais daqueles de média e alta complexidade. Garantir a humanização, ter um hospital adequado com estrutura moderna e equipada com serviços novos. Hoje estamos entregando uma unidade de parto normal, nós queremos incentivar o parto normal através do que há de mais moderno no Brasil. E temos as condições de aprontar para o início do próximo ano, provavelmente março ou abril, essa parte que é da UTI Neo Natal. Aqui já entregamos 10 UTIs que já atendem bem a essa região, nessa linha da descentralização e agora as UTIs especializadas para o bebê ao nascer. O objetivo é salvar vidas”, destacou Dias.

  • Foto: Divulgação/AscomWellington DiasWellington Dias

A estrutura do CPN dispõe de banheiras para realização de parto humanizado, contando ainda com bolas, cadeiras especiais e cavalinhos para relaxamento das gestantes. As mesmas são acompanhadas por fisioterapeutas que realizam ainda ofurô nos bebês recém-nascidos.

O secretário de Saúde, Francisco Costa, falou sobre a importância da descentralização dos serviços de saúde. "Aqui na região Norte, o Hospital Regional de Piripiri tem um importante papel de descentralização da saúde, com ampliação dos leitos de UTI, com a entrega de uma a maternidade nova e moderna, com o primeiro centro de parto normal do interior do estado e agora em fase de conclusão uma a UTI Neo Natal, permitindo que tenhamos aqui também o atendimento em casos de alto risco. É essa perspectiva de levar isso a outros centros como Parnaíba, Floriano e Picos para que assim nós tenhamos condições de efetivar esse processo de regionalização da saúde no nosso Estado”, pontuou o secretário.

  • Foto: Divulgação/AscomGovernador Wellington DiasGovernador Wellington Dias

O hospital que antes contava com 12 leitos para atender em média 200 partos ao mês, agora possui vinte leitos disponíveis para a maternidade, sendo quatro leitos para pré-parto, parto e pós-parto (PPP) e dezesseis para enfermaria coletiva.

Além da inauguração da obra, o governador visitou as obras da construção de 10 leitos de Unidade de Cuidados Intermediários Comuns - UNCICO, do Hospital Regional Chagas Rodrigues.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.