Fechar
GP1

Política

Governador Wellington Dias se reúne com ministro da Fazenda

Governadores discutem com Meireles carta de proposta endereçada a Michel Temer.

O governador Wellington Dias, juntamente com gestores dos estados do Norte e Nordeste, está reunido nesta sexta-feira, 26, com o ministro da Fazenda, Henrique Meireles, para apresentação de uma carta de reivindicações dirigidas ao presidente interino, Michel Temer. No documento, os governadores solicitam intervenções emergenciais do Governo Federal no sentido de assegurar investimentos urgentes para salvar os estados do colapso, que já vem sendo anunciado por outras unidades da Federação, como Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

No encontro com Meireles, Wellington Dias e o senador Elmano Férrer (PTB-PI) lideram a comitiva do Nordeste, enquanto Marconi Perilo, governador de Goiás; senador Waldemir Moka (PMDB-MS); e Simão Jatene, governador do Pará, lideram a comitiva da Região Norte.

Segundo o governador piauiense, a reunião com o ministro da Fazenda tem como propósito discutir os pontos da carta endereçada ao presidente interino, na qual se destacam três propostas que considera fundamentais para que os serviços públicos dos estados brasileiros sejam mantidos em pleno funcionamento.

  • Foto: Divulgação/AscomWellington se reúne com ministro da Fazenda Wellington se reúne com ministro da Fazenda

Uma das propostas trata de ajuda emergencial de R$ 14 bilhões para os Estados do Norte e Nordeste, ainda neste mês de agosto. "Compreendendo os limites fiscais, concordamos com 50% deste valor, ou seja, R$ 7 bilhões, partilhado, como valor não reembolsado, na proporção das regras do Fundo de Participação dos Estados do Norte e Nordeste", diz a carta.

A segunda proposta destaca a destinação de 2% do Fundo de Participação da União para os Estados. Segundo os governadores, essa proposta é semelhante à concedida aos municípios, sendo 1% em 2017 e 2% em 2018 - e anos seguintes, com pagamentos em julho e dezembro de cada ano. Neste caso beneficiando todos os Estados da Federação.

A terceira proposta pede a ampliação do limite para operações de crédito, permitindo aos Estados ampliar investimentos em infraestrutura, visando o crescimento econômico e gerando emprego e renda no país no enfrentamento da crise econômica. "Pela proposta, a captação dos recursos é feita pela União, a exemplo do PRODETUR (Programa de Desenvolvimento do Turismo), que repassa aos Estados, que assumem a obrigação de pagamento de 50% do volume recebido, com respectivos juros e encargos e variação cambial.”

Ao final da carta, os governadores afirmam que, com estas três propostas, o presidente interino evitará um colapso nos Estados e contribuirá fortemente para a retomada do crescimento econômico, completando as medidas para contenção dos gastos e alongamento das dívidas das unidades da Federação.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.