Fechar
GP1

Piauí

Governador Wellington Dias visita obras da Casa de Detenção Provisória de Altos

De acordo com o setor de Engenharia da Secretaria da Justiça, no momento, apenas alguns ajustes estão sendo feitos no local, para reforçar a segurança dos agentes, familiares e detentos.

O governador Wellington Dias visitou, na manhã desta segunda-feira (30), as obras da Casa de Detenção Provisória de Altos. A obra faz parte de um convênio entre o Ministério da Justiça e o Governo do Estado, onde foi investido um total de R$3.190 milhões. De acordo com o setor de Engenharia da Secretaria da Justiça, no momento, apenas alguns ajustes estão sendo feitos no local, para reforçar a segurança dos agentes, familiares e detentos.
Imagem: Marcelo CardosoGovernador Visita às Obras da Casa de Detenção Provisória de Altos (Imagem:Marcelo Cardoso)Governador visita obras da Casa de Detenção Provisória de Altos
De acordo com o governador Wellington Dias, o novo modelo penitenciário tem capacidade para abrigar mais de cem detentos. “Nós temos aqui uma penitenciária em novo modo, com capacidade mínima para 136 detentos. Aqui nós temos as condições, já cumprindo todo o atendimento voltado à família do preso, ou seja, nós vamos trabalhar para que em outros lugares ao chegar para visita, ela (família) fique em acomodação digna. Hoje, ainda ficam no meio do sol, da chuva, enfim, no meio da rua, muitas vezes, e isso causa muito constrangimento até mesmo causando problemas de saúde para as pessoas que são mais idosas”.

O governou frisou que vai ser feito um processo de ressocialização com os presos. “Vamos trabalhar para que durante o período da pena, autorizado pelo juiz e pelo Ministério Público, possa ser realizado um programa de trabalho, um programa de educação, de tratamento da dependência química e de saúde, saúde bucal e saúde mental. Assim, ao concluir o cumprimento da pena, de forma segura, trabalhando e estudando, possa ter também uma profissão. Para que essas pessoas possam ser reinseridas no mercado de trabalho. Estamos discutindo com o judiciário, o uso das tornozeleiras monitoradas, as condições inclusive de poder ter parceria com o setor privado para os detentos de penas mais leves, para que possam cumprir uma atividade de trabalho em obras do Estado, obras do setor privado, garantindo assim não só ocupação desse preso, mas já como parte do processo de educação, de ressocialização”.
Imagem: Marcelo CardosoCasa de Detenção Provisória de Altos(Imagem:Marcelo Cardoso)Casa de Detenção Provisória de Altos
Segundo Wellington Dias, a inauguração da casa de Detenção será ainda neste semestre. “Queremos inaugurar, ainda, neste semestre. Estamos fazendo todo o esforço para garantir também as condições de conclusão em outra, em Campo Maior, que vai acontecer também em parceria com o Governo da presidente Dilma, ou seja, o sistema quando ele funciona, estou falando de obras que iniciaram quando eu ainda era governador, lá atrás em 2008, 2009 e já eram para ter sido inauguradas, essa obra ficou aqui três anos e meio paralisada. Logo quando saí a obra paralisou, então estamos nesse esforço para a retomada. São mais de 700 obras em todo o Piauí, e isso gera emprego, renda e garante as condições para uma melhor qualidade de vida. Se nós queremos cumprir a legislação, tem que ser colocado em um sistema que se tenha condições de que, após o cumprimento da pena, tenha uma pessoa melhor, não pode sair daqui pior do que entrou, essa é uma responsabilidade também da sociedade”.
Imagem: Marcelo CardosoCasa de Detenção Provisória de Altos(Imagem:Marcelo Cardoso)Casa de Detenção Provisória de Altos
O secretário da Justiça, Daniel Oliveira, afirmou que o presídio vai auxiliar a segurança pública do Estado. “Esse empreendimento vem dar um reforço para a segurança pública do Piauí. O empreendimento vem com um número maior de vagas e uma nova tecnologia, vem com instalação de câmeras e um novo modo de ressocialização”.

A Casa de Detenção Provisória de Altos está situada no Km22 da BR 343, ao lado da Colônia Agrícola Major César. A área construída tem 2.921,55 metros quadrados, num total de quatro hectares. O prédio possui estacionamento, módulo de vistoria (onde as visitas são recebidas), dois pavilhões e o módulo administrativo que contempla salas de direção, parlatórios, sala do advogado, alojamento para agentes femininos e masculinos e policiais militares, além das áreas de estocagem, onde serão armazenados os alimentos e os materiais de limpeza. A unidade conta ainda com um consultório odontológico para atendimento aos internos.
Imagem: Marcelo CardosoCasa de Detenção Provisória de Altos(Imagem:Marcelo Cardoso)Casa de Detenção Provisória de Altos

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.