Fechar
GP1

Política

Governador Wilson Martins lança projeto UCA e inaugura 12ª Ciretran

O projeto Um Computador por Aluno (UCA) do Ministério da Educação, desenvolvido no Estado pela Secretaria de Educação e Cultura (Seduc), foi lançado no interior do Estado.

Imagem: Kalberto Rodrigues/PKClique para ampliarInauguração (Imagem:Kalberto Rodrigues/PK)Inauguração
O governador Wilson Martins inaugurou  na cidade de São João do Piauí, a 12ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran). O prédio é equipado com quatro salas e dois apartamentos e irá fazer todos os serviços oferecidos pelo Detran, como emissão da carteira de motoristas, documentação de veículos e taxas. O prédio conta ainda com uma área exclusiva para vistoria de veículos.

Foram investidos mais de R$ 284 mil, recursos do Tesouro Estadual. A unidade irá atender, além dos moradores de São João do Piauí, mais cinco cidades da região. “Estamos entregando aqui mais uma importante obra para os moradores da região de São João do Piauí. Agora, os moradores não precisarão fazer um longo deslocamento para utilizar os serviços do Detran como a carteira de motorista, terão tudo aqui”, disse o governador.

Inclusão Digital

Imagem: Kalberto Rodrigues/PKClique para ampliarGovernador no UCA(Imagem:Kalberto Rodrigues/PK)Governador no UCA
O projeto Um Computador por Aluno (UCA) do Ministério da Educação, desenvolvido no Estado pela Secretaria de Educação e Cultura (Seduc), foi lançado no interior do Estado e São João do Piauí é uma das primeiras cidades contempladas. Através do projeto cada aluno da rede estadual de ensino receberá um computador pessoal.

A escola escolhida para o lançamento foi a Unidade Escolar Areolino de Abreu, onde foram entregues 553 laptops. Os alunos possuem acessos à internet através de uma rede wireless. O dinheiro investido no projeto é destinado para a aquisição dos equipamentos e para a capacitação dos alunos.

“Esse é um trabalho de universalização da inclusão digital no Estado do Piauí. Esse é um processo primário para que nossa idéia se amplie mais ainda. É uma forma de tornar a escola mais atrativa com o objetivo que o aluno não abandone a escola nem os estudos. O que damos continuidade também no Ensino Médio com a implantação da mediação tecnológica, onde 300 escolas irão ter o ensino profissionalizante”, explicou Átila Lira, secretário de Estado da Educação.

O projeto irá contemplar ainda na próxima etapa as cidades de Floriano, Picos, União, Joaquim Pires e Oeiras, onde cerca de dois mil alunos irão receber um computador. Durante a visita às salas de aula o governador ficou feliz e impressionado com a familiaridade que alunos já possuem com os computadores. “Ficou feliz hoje com o lançamento desse projeto. Muitos aqui presentes não tiveram uma inclusão que hoje essas crianças estão recebem. E fico impressionado com a capacidade de aprendizagem que esses alunos possuem. Muitos deles já navegando na internet, aprendendo sobre animais, a evolução e ciências, tudo através do computador”, disse o governador.

Imagem: Kalberto Rodrigues/PKClique para ampliarFalando com os alunos(Imagem:Kalberto Rodrigues/PK)Falando com os alunos
A Educação é uma das prioridades que o governador Wilson Martins tem elegido para o seu mandato. Uma das suas principais metas é a ampliação das Escolas de Tempo Integral no Estado, esse ano o sistema será ampliado para mais 150 escolas. “Esse tem sido uma grande desafio para o Estado, com a expansão das escolas de tempo integral a receita gasta com educação aumentou em mais de um milhão de reais ao mês. Mas é um investimento necessário para uma melhor educação. Não há outro caminho nem saída do que aumentar as horas de permanência do aluno na escola com isso melhora o acompanhamento do aluno e ele terá um reforço com mais tempo na escola”, explicou Wilson Martins.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.