Fechar
GP1

Política

Governador Zé Filho participa de sabatina na TV Antena 10

Participaram da sabatina os jornalistas Feitosa Costa, Douglas Cordeiro, Marcos Melo e Pedro Alcântara.

O governador e candidato à reeleição Zé Filho (PMDB) participou na tarde desta terça-feira (5) de sabatina realizada na TV Antena 10. Participam da sabatina os jornalistas Feitosa Costa, Douglas Cordeiro, Marcos Melo e Pedro Alcântara.

O governador foi questionado sobre a declaração do senador Wellington Dias (PT), que afirmou que devido a situação financeira do estado, logo após a eleição, iria acontecer ou o atraso do salário dos servidores ou demissão em massa para o estado conseguir conter os altos gastos que tem sido feito.

Zé Filho não gostou das declarações e afirmou que se Wellington Dias quisesse, ele buscaria o senador aonde ele estivesse e o levaria para a Secretaria de Fazenda para ele ter acesso aos documentos que comprovam a boa situação financeira do Estado. Afirmou ainda que os ataques é porque a chapa petista achava que a vitória estava certa.
Imagem: DivulgaçãoZé Filho na sabatina(Imagem:Divulgação)Zé Filho na sabatina
“O candidato da turma do PT viu que tinha um adversário. Antes eles achavam que não tinham. Vamos ganhar no primeiro turno. Agora eles estão fazendo terrorismo. Eu não vim aqui para brincar. Eu vim para dizer a verdade. Coisa que essa turma nunca fez. Eu desafio ele [Wellington], se ele tem coragem, eu vou com ele lá na Secretaria de Fazenda e eu mostro o saldo que nós temos. Eu já tenho o 13º salário dos servidores depositado. Os dados que ele deu não são verdadeiros. Vou deixar aqui os verdadeiros documentos. Ele mostrou só o que era interessante para ele. Mostrou só um item. Essa turma do PT mente deliciosamente. Eu não vim para brincar não. Nós estamos construindo um estado diferente, onde nós vamos fazer a diferença. Chega de fazer terrorismo, fica inquietando os servidores públicos que ele maltratou tanto. O tempo dele passou. A época dele passou e ele não fez porque não quis. Porque não tem competência para fazer”, afirmou Zé Filho.

Segundo o governador, as críticas de Wellington Dias não têm fundamento. “Eu vou mostrar para ele que as vezes que nós estivemos no Serasa foi por causa do Governo dele. Por ações, por exemplo, do seu ex-secretário de educação, que nós tivemos que entrar com ação contra o Antônio José Medeiros devido a alguns problemas que apareceram. Ainda estão acontecendo coisas da época do PT. Não é consequência do nosso Governo”, disse.

Zé Filho ainda acusou o Governo Federal de retaliação ao afirmar que estariam até mesmo usando o Banco do Brasil para dificultar o trabalho do Governo Estadual. O governador afirmou que o Estado não possui dívidas, mas que mesmo assim tem sofrido com ações burocráticas do Banco do Brasil que não libera recursos de um empréstimo, realizado no Governo de Wilson Martins, e que foi autorizado há alguns meses. Para o governador, a demora pode ser por questões políticas,
Imagem: DivulgaçãoZé Filho(Imagem:Divulgação)Zé Filho
Segundo Zé Filho, se o banco não resolver os problemas, ele irá tirar todas as contas do governo de lá. “Não estamos devendo a ninguém. Não temos nenhuma dívida no Banco do Brasil, mas mesmo assim não resolvem a situação. Eu acho que isso tem envolvimento sim do governo federal. Se o Banco não resolver a situação, vou tirar todas as contas de lá nessa semana. Temos conta lá da previdência no valor de R$ 100 milhões”, disse Zé Filho.

Críticas aos senadores

Segundo o governador, os senadores poderiam fazer muito mais pelo Estado. “O Senado Federal é a única casa em que nós nos igualamos. Tanto faz São Paulo, Rio Grande do Norte ou no Piauí, nós temos três senadores. É a única casa que nós somos iguais, mas nós não vemos e não enxergamos nossos três senadores brigarem por obras estruturantes. Nesse quatro anos que passaram, qual obra estruturante esses três senadores trouxeram para o Piauí?. Os senadores poderiam estar no Senado Federal, mas estão aqui querendo atrapalhar o governador. Deveriam trazer recursos, ajudar o nosso estado. Hoje é dia de sessão no senado e eles estão aqui”, disse.

Eleição

Zé Filho considerou positivo o resultado das pesquisas e afirmou que ainda deve crescer muito mais, pois agora é que o povo está lhe conhecendo melhor, diferente do Wellington Dias.

“O povo do Piauí cansou do PT. Não aguenta mais esse estilo de governo. O Wellington chegou a quase 70% e já está com 50% nas pesquisas. Agora que estamos começando a campanha. Ele é candidato a toda eleição, já tá uns 50 anos em campanha. O povo não me conhece tão bem, está conhecendo agora”, disse.

O governador falou que mesmo tendo problemas com o Wellington Dias, votou nele em 2010 para senador. “Acho que temos que falar a verdade. Eu não votei nele só em 2010, votei também em 2002. Logo depois dessa eleição, rompi com ele porque o Wellington não cumpriu com os compromissos que tinha feito com a minha região, em Parnaíba. Desde então eu não votava nele. Na Alepi votava nos projetos que ele mandava que fossem bons para o estado. Em 2010 eu votei em um senador, para um mandato de 8 anos. Eu não sabia que um senador com esse mandato, logo um ano depois queria ser prefeito de Teresina e três anos depois queria ser governador do estado. Ele então não queria ser senador em2010?. É muita missão”, disse.

Carros Pipas

Sobre a retaliação do governo federal, o governador Zé Filho citou a questão dos carros-pipas. Negou até mesmo a declaração do senador Wellington Dias de que a presidente Dilma Rousseff cortou recursos de todos os estados brasileiros.

“O Ministério Público Federal entrou com ação contra a União. Vou deixar a justiça julgar. Eles mandaram recursos para Alagoas, para o Ceará, para todos os estados, mesmo o Piauí. Eles estão politicando, com os problemas da população. O estado vai bancar os carros-pipas até quando for preciso. Não vamos deixar faltar água para a população”, afirmou.

Críticas a Dilma

O governador explicou que a negativa de Dilma em ajudar a resolver os problemas do estado foi o motivo que o fizeram apoiar Aécio Neves (PSDB) para a presidência.

“Eu conversei com a Dilma quando ela veio aqui fazer a visita. Eu disse para a presidente o que eu queria ara o estado e ela prometeu. Eu pedi ajuda para resolver o problema da Eletrobras e o problema do Porto de Luís Correia. Ela me prometeu ajudar e eu aguardei. Quando deu 15 de julho, eu fui a Brasília, fui até o vice-presidente Michel Temer. Lá eles disseram que não iriam resolver o problema. Então eu disse que não dava mais, pois eu não tenho discurso para defender a Dilma no estado”, disse Zé Filho.

Classe empresarial

Zé Filho foi questionado várias vezes se ele irá beneficiar a classe empresarial se for reeleito. Segundo o governador, a classe empresarial traz empregos e mais independência para o estado.

“Não tenho vergonha nenhuma de representar a classe dos empresários. Nós geramos empregos. Os estados desenvolvidos são industrializados. As pessoas não vivem em função de empregos públicos. As pessoas não podem depender só de governo. Acho que com investimento privados dá para fazer um estado independente. Claro que iriei trabalhar para todas as classes”, disse.

Saúde

“O HGV recebia por mês 100 pacientes do HUT. Hoje já está recebendo 200 pacientes. Isso apenas nesses 4 meses do nosso governo. Hoje o HGV já está funcionando no terceiro turno. Coisa que não tinha. A pessoa que sai lá de Corrente, ele já sai de lá com a UTI reservada. Essas são algumas coisas que estamos fazendo. Claro que ainda temos dificuldades, hoje temos cerca de 20 hospitais regionais que não estão funcionando como deveriam. Mas nós vamos resolver isso. Vamos mostrar que o Piauí tem um governador de verdade”


Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.