Fechar
GP1

Política

Governadores e Temer fecham acordo sobre repasse da repatriação

Wellington Dias, foi um defensor incansável para que os recursos obtidos com a regularização de ativos mantidos por brasileiros no exterior também fosse partilhado com os Estados.

O impasse sobre a destinação de multas da repatriação para os Estados foi resolvido nessa terça- feira (22), após longa reunião entre o presidente Michel Temer e os chefes dos Executivos estaduais. De acordo com o governador do estado do Piauí, Wellington Dias, até a próxima sexta -feira (25), as equipes econômicas do Governo Federal e dos Estados devem elaborar um texto para ser homologado no Supremo Tribunal Federal (STF) tratando da decisão de que o Governo Federal vai repassar parte do dinheiro arrecadado com as multas da chamada repatriação para os Estados e municípios. 

O montante, segundo os governadores, é de cerca de R$ 5,2 bilhões, dos R$ 46,8 bilhões obtidos com a repatriação que  possibilitarão que os Estados possam  enfrentar  melhor à crise financeira e manter o funcionamento dos serviços essenciais e ainda impulsionar o crescimento. 

  • Foto: Lucas Dias/GP1Wellington DiasWellington Dias

Wellington Dias, foi um defensor incansável para que os recursos obtidos com a regularização de ativos mantidos por brasileiros no exterior também fosse partilhado com os Estados. A União já tinha repassado a estados e município o dinheiro recolhido com o Imposto de Renda, mas os governadores defendiam também o direito à divisão dos recursos arrecadados com as multas.

De acordo com Wellington Dias, o acordo fechado prevê que as ações que tramitam no STF reivindicando o repasse sejam encerradas. "Há aqui um compromisso do presidente da república e também o nosso compromisso com as austeridades dos gastos. O compromisso de trabalharmos medidas voltadas para o crescimento da economia, com a preocupação com os mais pobres e a criação de programas que permitam investimento com fundos estaduais e incentivos fiscais para alavancar a economia, a geração de emprego e renda", revelou o gestor após a reunião. 

Dias revelou ainda o compromisso entre o Governo Federal e os Estados no sentido de avaliar a capacidade de endividamento e pagamento de cada estado, para que aqueles que possuem está capacidade possam constituir empréstimo financeiros para investimentos. 

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.