Fechar
GP1

Saúde

Governo assina acordo com médicos cubanos por mais 3 anos

Contrato foi renovado nesta segunda-feira (26).

O secretário do Ministério da Saúde, Antônio Nardi, assinou nesta segunda-feira (26), na sede da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), em Whashington, nos Estados Unidos, o contrato que renova por mais três anos, a participação dos médicos cubanos no programa ‘Mais Médicos’, do Governo Federal.

O presidente Michel Temer já havia assinado a lei que prorrogou o programa no último dia 13 de setembro. Segundo o G1, o salário dos médicos cooperados também foi ajustado nesta segunda, passando de R$ 10.570 para R$ 11.520, e valerá para todos os médicos participantes.

  • Foto: Agência BrasilMais médicosPrograma Mais Médicos

A meta do governo é que a qualidade de médicos cubano no país diminua, passando de 11,5 mil para 7,4 mil nos próximos anos. Em 2017, o ministério pretende preencher 2 mil vagas apenas com profissionais brasileiros. “É importante ressaltar que estamos comprometidos em fortalecer a atuação dos brasileiros no ‘Mais Médicos’. No entanto, enquanto houver necessidade o convênio com a Opas será mantido”, destacou Antônio Nardi.

De acordo com o governo federal, a partir de novembro, novos profissionais serão substituídos e, em 2017, novos editais para atrair mais brasileiros deverão ser lançados. No entanto, o Ministério da Saúde acertou com a Opas, que há possibilidade de prorrogação da permanência de médicos cubanos no Programa que tenham se casado ou estejam em união estável no Brasil.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.