Brasil

Governo cancela 80% dos auxílios-doença avaliados pelo INSS

Até agora, foram analisados 5 mil benefícios de um total de 1,6 milhão.

NAYRANA MEIRELES

No primeiro mês da operação pente-fino em auxílio-doença e aposentadoria por invalidez concedidos pelo INSS, o Governo Federal cancelou 80% dos benefícios analisados. Já 20% dos casos que estavam de acordo com as normas foram transformados em aposentadoria por invalidez, como aponta balanço divulgado pela Associação Nacioal dos Médicos Peritos do INSS (ANMP).

A operação foi iniciada em setembro e realiza uma revisão de benefícios concedidos que estavam há mais de dois anos sem passar por perícia. De acordo com O Globo, 530 mil pessoas recebem o auxílio-doença e 1,1 milhão de aposentados por invalidez. A ANMP só analisou até agora 5 mil casos de auxílio-doença.

  • Foto: DivulgaçãoPrevidência SocialPrevidência Social

A análise detectou que metade dos segurados que que passaram pela revisão estavam trabalhando e contribuindo com a Previdência, o que não é permitido. Também foi constatado que 20% dos envolvidos nunca contribuíram com a Previdência ou não atingiram o número mínimo de contribuições necessário para ter direito ao benefício.

O presidente da Associação Nacional dos Médicos Peritos do INSS, Francisco Cardoso explicou que pessoas que não tem o direito estão adquirindo o benefício. “Mais da metade das pessoas com a situação analisada estava trabalhando, e 20% não eram nem filiado ao INSS. Ou seja, os juízes estão dando direito a quem não tem. A gente já esperava que os números fossem altos. Essa revisão vai fazer com que o dinheiro seja pago a quem realmente tem direito”, disse o presidente.

Estão sendo enviadas pelos Correios cartas registradas para os beneficiários informando sobre a necessidade de fazer a revisão. Dos 530.157 brasileiros com auxílio-doença que devem passar pelo pente-fino do governo, 99,2% (525.897) obtiveram o benefício por decisão da Justiça. Em 97% dos casos, o auxílio começou a ser pago de 2003 em diante.


Link do texto:

Governo cancela 80% dos auxílios-doença avaliados pelo INSS
http://www.gp1.com.br/noticias/governo-cancela-80-dos-auxilios-doenca-avaliados-pelo-inss-402812.html

© 2007-2016 GP1 - O Primeiro Grande Portal do Piauí. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.