Fechar
GP1

Mundo

Governo colombiano e Farc retomam diálogo pela paz

Os dois lados anunciaram ambiente otimista, embora acordo de paz tenha sido rejeitado em plebiscito.

  • Foto: witter/Equipo Paz GobiernoEncontro de diálogo pela pazEncontro de diálogo pela paz entre o governo colombiano e as Farc

O governo colombiano e a guerrilha das Farc começaram a negociar neste sábado (22) em Havana, Cuba, propostas de ajuste ao acordo que foi rejeitado em um plebiscito que ocorreu no dia 02 de outubro. De acordo com o G1, o objetivo do encontro é tentar salvar o processo de paz na Colômbia.

A delegação do governo anunciou o encontro em sua página no Twitter. “Encontro de delegados e de assessores do governo e das Farc em Havana. Começando diálogo construtivo. Vamos pela paz”.

O chefe das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), Timoleón Jiménes (Timonchenko), destacou que as partes estão “buscando pontos de confluência”. “O ambiente é de otimismo. Vamos pela paz”.O principal negociador da guerrilha, Iván Márquez, destacou ainda no encontro que “analisam-se pontos de vista de diversos setores da sociedade sobre acordo de paz”.

Antes de viajar para Cuba na última sexta-feira (21), o chefe da delegação oficial da Colômbia, Humberto de la Calle, disse que o objetivo do encontro seria debater  "ajustes e detalhes com o propósito de conseguir um novo acordo que permita abrir a etapa de consolidação da paz".

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.