Fechar
GP1

Piauí

Governo decreta situação de emergência em 40 municípios do Piauí

Agora a Defesa Civil e os órgão da Administração Pública serão acionados para, de acordo com as suas competências, ajudarem os municípios que estão nessa situação.

O Governo do Estado do Piauí publicou decreto reconhecendo situação de emergência em 40 municípios piauienses que estão sofrendo com a seca. O decreto de nº 16.987 é do dia 19 de janeiro e todos os municípios receberão ajuda para enfrentarem o problema.

A irregularidade das chuvas em 2016 e no início deste ano fez com que vários municípios decretassem situação de emergência. Levantamento realizado pelo IBGE aponta que houve uma queda de 50% na safra agrícola e uma redução de 100 mm a 200 mm na precipitação pluviométrica. Vários reservatórios de água estão abaixo dos 30% de sua capacidade.

O decreto informa ainda que o Governo já recebeu “inúmeras solicitações dos prefeitos e autoridades municipais de pedidos de ajuda/socorro de atendimento de água potável para consumo humano e animal, cestas básicas e forragem” e que a situação foi agravada, pois a estiagem já vem ocorrendo há alguns anos.

Agora a Defesa Civil e os órgão da Administração Pública serão acionados para, de acordo com as suas competências, ajudarem os municípios que estão nessa situação. O decreto tem um prazo de 180 dias.

  • Foto: Diário do Estado do PiauíMunicípios em emergênciaMunicípios em emergência

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.