Fechar
GP1

Brasil

Governo do Distrito Federal ajuíza Ação no Supremo Tribunal Federal

O relator da ação é o ministro Dias Toffoli.

O Supremo Tribunal Federal (STF) recebeu uma ação ajuizada pelo governo do Distrito Federal para questionar a e regra do Código Tributário Nacional (CTN) que estabelece a preferência da União em relação a estados, municípios e Distrito Federal na cobrança judicial de créditos da dívida ativa.

Imagem: ReproduçãoO relator da ação é o ministro Dias Toffoli.(Imagem:Reprodução)O relator da ação é o ministro Dias Toffoli.

De acordo com o argumento apresentado pela procuradoria-geral do DF na Arguição de Descumprimento de Princípio Fundamental, a norma contraria a Constituição Federal de 1988, prejudica a recuperação da dívida ativa e as contas dos governos locais.

A ADPF pede liminarmente a suspensão do disposto no artigo 187 do CTN e no artigo 29 da Lei de Execuções Fiscais (Lei 6.830/1980), que reproduz o disposto no Código. No mérito, pede que seja declarada a não recepção das normas.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.