Fechar
GP1

Piauí

Governo do Estado garante melhorias para a agricultura familiar

Dentre as melhorias está a retomada de crédito fundiário e o subsídio de energia para a irrigação.

 O governador Wellington Dias se reuniu, nesta quinta-feira (21), com representantes da Federação de Trabalhadores da Agricultura (Fetag) e da Marcha das Margaridas para discutir as reivindicações dos trabalhadores rurais, que buscam o fortalecimento da agricultura familiar e a garantia dos aportes financeiros dos programas sociais.
Imagem: Jorge Henrique Bastos Reunião com Representantes da FETAG e da Marcha das Margaridas(Imagem:Jorge Henrique Bastos )Reunião com Representantes da FETAG e da Marcha das Margaridas

De acordo com a secretária estadual de mulheres trabalhadoras da Fetag, Francisca Gilberta de Carvalho, o objetivo da reunião é saber das autoridades quais as soluções encontradas para as reivindicações da categoria. “Entregamos para o governador a pauta com as nossas reivindicações no dia 17 de abril e hoje viemos escutar, saber das autoridades o que ficou decidido”.

As principais reivindicações desses trabalhadores dizem respeito à reforma agrária e direito à terra, agricultura familiar e meio ambiente, enfrentamento à violência e políticas sociais para o povo do campo. Além disso, os agricultores pedem atenção especial do Estado para dar celeridade às perícias médicas realizadas pela Previdência Social, a melhoria da infraestrutura das delegacias municipais e mais investimentos para as comunidades rurais nas áreas da saúde e educação.

O governador Wellington Dias reafirmou seu compromisso com os movimentos sociais rurais e garantiu que acatará as reivindicações dos agricultores. “Estamos trabalhando uma série de melhorias para os agricultores. Já garantimos o pagamento da terceira parcela do Seguro Safra; vamos ampliar as varas agrárias nos interiores e melhorar a infraestrutura da vara agrária de Bom Jesus. Estamos retomando os programas de crédito fundiário e daremos subsídio de energia para a irrigação”, garante Wellington.

Dentre as melhorias que serão implantadas pelo Estado está a descentralização de órgãos como o Instituto de Terras do Piauí (Interpi), a Junta Comercial do Estado (Jucepi) e o Corpo de Bombeiros. Na saúde, o governador garantiu que já está melhorando os centros de atendimento materno nos municípios de Floriano, São Raimundo Nonato e Picos e destacou que a Casa da Mulher e a Carreta da Mulher já estão em funcionamento.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.