Fechar
GP1

Piauí

Governo do Piauí entrega certificados após oficinas de grafite

Curso faz parte do projeto "A arte do grafite na trilha do conhecimento", uma parceria do Governo com o Movimento Hip Hop.

  • Foto: Divulgação/AscomOficina de GrafiteOficina de Grafite

O Governo do Estado entregou certificados de participação em oficinas de grafite a 50 alunos da rede de educação do Estado. O curso faz parte do projeto “A arte do grafite na trilha do conhecimento” e é fruto de uma parceria entre a Coordenadoria Estadual de Juventude (Cojuv), o Movimento Hip Hop e as secretarias de Educação (Seduc), Cultura (Secult) e Governo (Segov), por meio da Superintendência de Relações Sociais (Supres). A entrega dos certificados foi realizada nesta sexta-feira (24), no auditório do Centro de Formação Antonino Freire.

Os participantes tiveram aulas sobre a história do grafite e técnicas de desenho e pintura. José Eduardo, conhecido como Alemão, um dos professores do curso, comentou que o objetivo das aulas foi oferecer a formação técnica e crítica da arte urbana, capacitando os alunos para o mercado de trabalho.

“As oficinas foram ministradas por grupos de grafiteiros que assinam trabalhos em conjunto, os chamados Crews. O Centro de Formação Antonino Freire ofereceu a parte externa do seu muro para desenvolvermos a nossa arte e o Governo entrou com o patrocínio e com apoio para romper o preconceito contra o grafite”, explicou o grafiteiro, que também coordena a Nação Hip Hop Piauí.

Leonardo Santiago, aluno do Liceu Piauiense, expressou o contentamento com o curso e com a certificação. “O Governo abriu as portas para a juventude expressar a sua arte”, declarou o estudante. Além da formação profissional, Leonardo Santiago destacou o estímulo ao empreendedorismo desde a adolescência. “O grafite pode me proporcionar grandes conquistas”, ressaltou o jovem.

Na oportunidade, o secretário de Governo, Merlong Solano, explicou que o Governo do Estado se preocupa com a implementação da pluralidade de ações que beneficiem todos os segmentos da sociedade. “É importante estabelecer um diálogo aberto com a juventude, oferecendo oportunidades saudáveis de manifestação cultural. O grafite é uma alternativa construtiva de permitir a livre expressão artística e o embelezamento da cidade”, observou o secretário.

Merlong Solano informou que a parceria do Governo com o Movimento Hip Hop tem rendido bons frutos, dentre eles a reforma da Casa do Hip Hop; a cessão de um espaço na Rádio Antares AM 800 para a veiculação do programa Integração Hip Hop, vai ao ar aos sábados, das 19h às 21h; e a articulação para instituir o dia 12 de novembro como Dia Estadual do Hip Hop. “Além da inclusão dos mais diversos tipos de manifestação cultural, a intenção é levar arte para todo o estado”, concluiu o gestor. 

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.