Fechar
GP1

Piauí

Governo do Piauí investe em ações de Saúde Mental

Destaca-se a organização da Rede de Atenção Psicossocial(RAPS).

No dia 10 de outubro é celebrado o Dia Mundial da Saúde Mental. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), estimam-se que 400 milhões de pessoas sofrem com algum tipo de transtorno mental, neurológico ou outros tipos de problemas relacionados ao abuso de álcool e outras drogas.

O Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, desenvolve uma série de ações para melhorar a qualidade de vida dos portadores de doenças mentais, bem como de seus familiares e das pessoas ao seu redor
Imagem: DivulgaçãoCentro de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil (CAPSI) Martinelli Cavalca(Imagem:Divulgação)Centro de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil (CAPSI) Martinelli Cavalca
Dentre as ações que estão sendo desenvolvidas, destaca-se a organização da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). "Nosso objetivo é acolher as pessoas com transtorno mental e dar-lhes um tratamento com qualidade ", explicou Gisele Martins, gerente de Saúde Mental da Secretaria de Estado da Saúde.

Atualmente, o Estado do Piauí possui 62 Centros de Apoio Psicossocial(CAPS), um hospital de referência, o Areolino de Abreu, em Teresina, além de implementação de leitos psicossociais na rede hospitalar. Outra ação é a qualificação de equipes no sistema prisional do Estado.

O atendimento às crianças com algum transtorno mental também ganhou reforço, com a implantação da sede própria do CAPS i – Infanto Juvenil, que atende na zona norte de Teresina e tem capacidade para até 45 consultas dias, com equipe multiprofissional.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.