Fechar
GP1

Piauí

Governo do Piauí leva qualificação ao sistema prisional do Estado

A primeira unidade contemplada será a Colônia Agrícola Major César, onde as atividades iniciam nesta quinta-feira (28).

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho e Empreendedorismo (Setre), levará aos internos das unidades prisionais do Piauí qualificação social e profissional. A partir desta quinta-feira (28), os detentos começam a ser beneficiados com os cursos do programa Qualifica Piauí, que leva capacitação aos piauienses em caminhões itinerantes de alta tecnologia. A aula inaugural será realizada às 9:00, na Colônia Agrícola Major César.

A iniciativa, realizada em parceria com a Secretaria de Justiça (Sejus), é pioneira no estado e proporcionará aos internos uma expectativa de futuro profissional e a oportunidade de um recomeço após o cumprimento da pena. “Essas pessoas merecem uma chance de refazer a vida longe da criminalidade e a qualificação irá lhes proporcionar o ingresso no mercado de trabalho, que precisa abrir os braços para este público”, atenta o secretário do Trabalho, Gessivaldo Isaías.
Imagem: DivulgaçãoAção de qualificação é uma parceria entre a Secretaria do Trabalho e Secretaria da Justiça(Imagem:Divulgação)Ação de qualificação é uma parceria entre a Secretaria do Trabalho e Secretaria da Justiça
O secretário, que também é deputado estadual, é autor da lei 5.138/2000, que determina a reserva de vagas de emprego aos egressos do sistema prisional. “A lei é voltada para a humanização dessas pessoas, que precisam ser ressocializadas após o cumprimento de suas obrigações com a justiça. A capacitação é a porta de entrada para inserção desses no mercado de trabalho. É dessa forma que conseguiremos diminuir os índices de violência”, ressalta.

No primeiro momento, 50 internos irão participar do programa e cursar Construção Civil. A unidade móvel do Qualifica Piauí conta com uma estrutura adequada que possibilita o desenvolvimento de atividades teóricas e práticas, nas quais os alunos adquirem noções de medidas, espaço, assentamento de tijolos, pilares de sustentação, enchimento de alicerce, esquadro, alinhamento, dentre outros.
Imagem: DivulgaçãoAção de qualificação é uma parceria entre a Secretaria do Trabalho e Secretaria da Justiça(Imagem:Divulgação)Ação de qualificação é uma parceria entre a Secretaria do Trabalho e Secretaria da Justiça
Aos poucos, a Setre retoma o Qualifica Piauí, que pela primeira vez vai às penitenciárias para capacitar detentos e egressos. Além dos cursos, que terão duração de 30 dias, haverá a expedição da Carteira de Trabalho e Solicitação do Seguro-Desemprego, serviços que serão ofertados dentro do caminhão. Posteriomente, o programa irá ao sistema prisional feminino, levando qualificação nas áreas de Embelezamento e Corte e Costura, dando cada vez mais oportunidades a todos os piauienses.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.