Fechar
GP1

Brasil

Governo eleva multas a frigoríficos após operação da PF

Governo atualizou o regulamento de inspeção de produtos de animais.

O ministro da Agricultura, Bairo Maggi, informou nesta quarta-feira (29), que o novo Regulamento de Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (RIISPOA), vai permitir a cassação do registro de frigoríficos que cometerem pelo menos três infrações consideradas como gravíssimas no período de um ano.

Segundo Maggi, o regulamento anterior não previa a cassação do registro. "Eles [frigoríficos] só podiam ser interditados, mas não havia perda do SIF", afirmou o ministro. Sem o registro, o frigorífico não pode vender a carne produzida, dentro do Brasil ou no exterior.

  • Foto: Paulo Whitaker/ReutersChina, Chile e Egito voltaram atrás e vão retomar compra de carnes do Brasil, exceto dos 21 frigoríficos.China, Chile e Egito voltaram atrás e vão retomar compra de carnes do Brasil, exceto dos 21 frigoríficos.

De acordo com informações do G1, a atualização do regulamento, ue serve de base para a atuação dos fiscais agropecuários, foi feita com a assinatura de um decreto pelo presidente Michel Temer, durante cerimônia no Palácio do Planalto. Na mesma cerimônia, Temer assinou ainda uma Medida Provisória que eleva a multa máxima que pode ser aplicada aos frigoríficos de R$ 15 mil para R$ 500 mil.

Carne Fraca

Na sexta-feira (17), a Polícia Federal deflagrou a Operação Carne Fraca, com o objetivo de combater a corrupção de agentes públicos federais e crimes contra Saúde Pública. Segundo a PF, o caso envolve grandes empresas, como a JBS (de marcas como Friboi, Swift e Seara) e BRF (marcas como Sadia e Perdigão) por comercializarem carne estragada no Brasil e no exterior. 

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.