Fechar
GP1

Brasil

Governo federal aprova proposta de privatização da Eletrobras

Governo vai vender parte das ações e entregar controle da estatal à iniciativa privada.

O Conselho do Programa de Parcerias e Investimentos (PPI), órgão do governo Michel Temer que discute privatizações e concessões, aprovou nesta quarta-feira (23), a proposta do Ministério de Minas e Energia de privatizar a Eletrobras, estatal do setor elétrico.

De acordo com o G1, a informação foi dada pelo ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, durante entrevista no Palácio do Planalto após a reunião do conselho do PPI, com a participação do presidente Michel Temer.

O ministério de Minas e Energia havia informado nesta semana, que a proposta de privatizar a Eletrobras seria levada ao conselho do PPI na reunião desta quarta. Após o encontro, Coelho Filho foi questionado sobre o que foi decidido e respondeu que o PPI aprovou a privatização. "O conselho aprovou sim o prosseguimento do plano de desestatização da Eletrobras", disse.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1 Eletrobras Eletrobras

"Agora, de forma formal, se inicia o trabalho dessa modelagem que já vem sendo discutida por técnicos do ministério de Minas e Energia, Planejamento e Fazenda. A nossa expectativa é que nos próximos dias a gente possa estar com isso fechado e chancelado pelo presidente", completou o ministro.

A privatização ocorrerá porque o governo vai vender parte das ações da Eletrobras que estão sem seu poder e, com isso, deixará de ser acionista controlador da empresa. No entanto, a proposta prevê que a União continue acionista da Eletrobras e contará ainda com uma "golden share", uma mecanismo que permite a um acionista vetar certos tipos de decisão mesmo não tendo o controle da empresa.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.