Fechar
GP1

Economia e Negócios

Governo Federal fará enquete sobre fim do horário de verão

A enquete terá início na próxima semana, no portal oficial do governo federal.

Ainda sem definição, o presidente Michel Temer fará na semana que vem uma enquete no portal oficial do governo sobre a opinião da população em relação ao fim do horário de verão.

A equipe de comunicação do Palácio do Planalto decidiu realizar a pesquisa após grande repercussão nas redes sociais nesta quinta-feira (21). De acordo com informações da Folha, o presidente está avaliando a conveniência ou não de adotar o horário de verão neste ano.

Desde o ano de 2008, um decreto presidencial estabelece as datas para o início e término do programa de economia de energia. A questão ainda está sendo analisada pela Casa Civil. O presidente Michel Temer pediu uma posição do Ministério de Minas e Energia para tomar uma decisão definitiva.

  • Foto: DivulgaçãoHorário de verãoHorário de verão

A última edição do horário de verão foi de 16 de outubro de 2016 a 19 de fevereiro de 2017. No período, a economia foi de R$ 159,5 milhões, decorrentes da redução do uso de usinas termelétricas para complementar a geração de energia. No entanto, o valor ficou abaixo do verificado na edição anterior, entre 2015 e 2016, quando foram poupados R$ 162 milhões.

A economia se deve ao maior uso de iluminação natural neste período, quando os relógios são adiantados em uma hora nos estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país. O horário de verão não vigora nos estados no Norte e Nordeste. O programa foi instituído pela primeira vez no Brasil no verão de 1931/1932 e vem sendo adotado continuadamente desde o ano de 1985.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.