Fechar
GP1

Piauí

Governo investe R$ 14 milhões na construção de salas de cidadania no Piauí

Em construção está o Espaço Cidadania nos municípios de Floriano e Oeiras, com 45% das obras concluídas em cada, e em São Raimundo Nonato, com 98%. N

O Governo do Piauí investe cerca de R$14 milhões na construção de espaços e salas de cidadania em todo o estado. Os recursos são oriundos do programa Modernização da Administração das Receitas e da Gestão Fiscal, Financeira e Patrimonial das Administrações Estaduais (PMAE), do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Em construção está o Espaço Cidadania nos municípios de Floriano e Oeiras, com 45% das obras concluídas em cada, e em São Raimundo Nonato, com 98%. Neste, o espaço deve ser inaugurado até o final de junho.

Está em andamento, a construção de salas de cidadania nos municípios de Anísio de Abreu, Simões, Caridade do Piauí e Colônia do Gurguéia. No município de Paulistana, a obra já foi licitada e deve iniciar nos próximos meses. E em fase de licitação encontram-se as salas de Alto Longá, Barra do Alcântara, Barras, Corrente, Elesbão Veloso, Fronteiras, Simplício Mendes, Valença do Piauí e Queimada Nova.
Imagem: Paulo BarrosEspaço Cidadania de Teresina(Imagem:Paulo Barros)Espaço Cidadania de Teresina
De acordo com Tiago Siqueira, coordenador do Programa Espaço Cidadania, o objetivo dos espaços e salas de cidadania é oferecer ao cidadão o maior número de serviços de forma ágil, num local amplo e confortável. São locais que facilitam o acesso a serviços públicos diversos, a exemplo da expedição de documentos como RG, CPF, carteira de trabalho e à adesão a programas sociais.

Os Espaços Cidadania são locais mais amplos que possuem parceiros como Agespisa, Detran, serviços fotográficos, Eletrobras, Cartório eleitoral, Embrapa, Secretaria da Segurança Pública (SSP), Secretaria da Fazenda (Sefaz), Inclusão Digital, Junta Comercial, Junta Militar, Ouvidoria, correspondentes bancários, dentre outros. Enquanto as salas da cidadania são ambientes menores que contam com cinco parceiros: SSP (emissão de documentos), Detran, Sefaz, Agespisa e Eletrobras.

Em média, são realizados cerca de 5 mil atendimentos diários em todos os espaços e salas instaladas. Atualmente, o Piauí possui cinco Espaços Cidadania, localizados nos municípios de Teresina, Parnaíba, Picos, Campo Maior e Bom Jesus, e seis salas em funcionamento. As salas estão nas cidades de Água Branca, São Miguel do Tapuio, Assunção do Piauí, Nossa Senhora de Nazaré, Pio IX e Paes Landim.

Expansão

Segundo o coordenador do Programa Espaço Cidadania, Tiago Siqueira, a instalação de novos espaços e salas da cidadania depende de um conjunto de fatores. “Avaliamos a demanda da população por determinados serviços, a localização e facilidade de acesso a eles, de forma a facilitar a vida do cidadão. Também é importante a parceira com as prefeituras que, por vezes, cedem terrenos ou entram com alguma contrapartida como limpeza, segurança e pagamento de custos como água, energia etc.”, afirma.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.