Fechar
GP1

Piauí

Governo vai auxiliar famílias vítimas de incêndios no Estado

Equipe será enviada para conferir a situação das famílias atingidas por incêndios na capital e no interior do Piauí nos últimos dias.

O Governo do Estado enviará ainda hoje (15), uma equipe de servidores das secretarias da Defesa Civil e da Assistência Social (Sasc), Agência de Desenvolvimento Habitacional (ADH) e Superintendência de Relações Sociais da Secretaria de Governo (Supres) em uma visita à zona rural de Teresina e aos municípios de União e José de Freitas. O objetivo é conferir in loco a situação das famílias atingidas pela onda de incêndios na capital e no interior do Piauí nos últimos dias.

Para articular de que maneira o Governo irá prestar assistência às famílias que tiveram suas residências destruídas, o secretário estadual de Governo, Merlong Solano, se reuniu com gestores das secretarias, nesta sexta-feira (14), no Palácio de Karnak. O gestor informou que o Estado está preocupado em verificar a extensão dos danos causados pelos incêndios e tomar as providências no sentido de prestar a auxílio às vítimas das queimadas.

“Chamamos uma reunião de emergência, para realizar um levantamento que irá se somar ao que já está sendo feito pelo Corpo de Bombeiros, visto a necessidade de verificar a extensão dos danos sofridos por essas famílias e, a partir da semana que vem, tomar as providências para prestar toda a assistência social necessária”, garantiu Solano.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1Deputado Merlong Solano Deputado Merlong Solano

A superintendente de Relações Sociais da Segov, Nubia Lopes, afirmou que a primeira medida a ser tomada será traçar um perfil socioeconômico das pessoas atingidas pelos incêndios e verificar do que mais precisam. “A sociedade civil já está se organizando para arrecadar roupas e alimentos para estas famílias. O Governo também fará a sua parte”, assegurou Nubia Lopes.

O secretário de Governo alertou para os riscos de surgimento de novos focos de fogo, devido ao tempo seco à baixa umidade do ar. “A baixíssima umidade do ar, a seca que assola o estado há seis anos e a prática do uso descuidado do fogo acabam ocasionando incêndios de grandes proporções. Essa é uma luta que o Governo do Estado não tem como combater sozinho, precisamos conscientizar a sociedade sobre a importância de evitar a queima de lixo e de não jogar baganas de cigarro em mato seco. Essa deve ser uma preocupação de todos”, declarou Merlong. 

Na última quinta-feira (13), o Governo pediu ajuda do Exército no combate aos incêndios e liberou R$ 3 milhões para o pagamento de folgas de militares a fim de reforçar as equipes do plantão. Além disso, a Defesa Civil colocou carros-pipas à disposição da corporação em Teresina, para auxiliar nas ocorrências.
 

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.