Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Grávida denuncia falta de vacinas em hospitais de Teresina

A jovem, que está na 20ª semana de gestação, contou que está sendo realizada uma campanha, inclusive, na mídia, mas ao chegar às unidades de saúde o serviço não está sendo feito a contento.

O GP1 recebeu a denúncia de uma gestante, relatando que o Hospital da Primavera, localizado na zona norte de Teresina, não está disponibilizando vacina contra a coqueluche no período da tarde. Ela ainda procurou o Hospital do Buenos Aires e chegando ao local foi informada que a profissional que aplica a vacina está em férias. O fato ocorreu na tarde desta sexta-feira (21). Ela voltou para casa sem ser vacinada.

A jovem, que está na 20ª semana de gestação, contou que está sendo realizada uma campanha, inclusive, na mídia, mas ao chegar às unidades de saúde o serviço não está sendo feito a contento. “A Fundação Municipal está divulgando a campanha sobre as grávidas para elas se vacinarem contra a coqueluche, chego no Hospital da Primavera e me deparo com um cartaz avisando que no mês de julho as vacinas só acontecerão na parte da manhã”, relatou.

  • Foto: DivulgaçãoAviso no Hospital da PrimaveraAviso no Hospital da Primavera

Ela disse ainda que nenhum funcionário soube explicar o motivo do atendimento ser realizado apenas pela manhã. “Tentei buscar mais informações para saber o motivo de não ter vacinação à tarde, ninguém soube me informar nada, acredito que não é por falta de profissionais, pois tinha muitos técnicos e enfermeiras que estavam de braços cruzados”, comentou.

Sem respostas no Hospital da Primavera, a grávida procurou o Hospital do Buenos Aires, mas também não encontrou profissional. “Cheguei ao Hospital do Buenos Aires e me disseram que a enfermeira do local estava em férias, por isso não estavam sendo realizadas as vacinas essenciais para grávidas”, concluiu.

A gestante relatou ainda que também procurou por vacinas de hepatite, que estavam em falta em ambos os hospitais.

Outro lado

Procurada pelo GP1 nesta sexta-feira (21), a assessoria de comunicação de Fundação Municipal de Saúde (FMS) afirmou que algumas salas de vacina só funcionam pela manhã, outras na parte da tarde e algumas unidades nos dois turnos, no caso do Hospital da Primavera, a sala de vacina da coqueluche só funciona pela manhã.

“Não são todas enfermeiras que podem dar vacinas, elas têm que ser treinadas para essa função. Em algumas unidades estão faltando alguns tipos de vacina, mas a fundação está aguardando a liberação do Ministério da Saúde”, explicou a assessoria.

Sobre a funcionária em férias no Hospital do Buenos Aires, a fundação confirmou a ausência da profissional. “Realmente a enfermeira que aplica a vacina do Hospital do Buenos Aires está de férias, é um direito dela, por isso que foi aberto processo seletivo para o preenchimento dessas vagas, a contratação deve ser o mais breve possível”, disse a assessoria.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.