Fechar
GP1

Piauí

Greve geral: veja as categorias que vão parar nesta sexta-feira

O GP1 conversou com representantes de diversas entidades e movimentos sociais a respeito da mobilização para o dia 28.

A classe trabalhadora do Piauí vai aderir em peso à Greve Geral nessa sexta-feira (28), movimento que acontece em todo o país em protesto contra as reformas, previdenciária e trabalhista, e a terceirização do trabalho, medidas do presidente Michel Temer (PMDB).

  • Foto: DivulgaçãoGreve GeralGreve Geral

A grande concentração será em Teresina, onde a maior parte de trabalhadores vai paralisar as atividades, paralisação que contará com um grande ato no Centro da cidade. O GP1 conversou com representantes de diversas entidades e movimentos sociais a respeito da mobilização para o dia 28. Veja como o movimento pretende parar a capital e o estado.

Transporte público

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1 Terminal de ônibus de Teresina Terminal de ônibus de Teresina

Motoristas e cobradores de ônibus de Teresina vão parar. A partir de 7h da manhã vão ocorrer paralisações sistemáticas, que devem encerrar no período da tarde.

Servidores municipais

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sindserm) de Teresina informou que todos os funcionários públicos da capital devem aderir à greve. A educação municipal e órgãos como Strans e Samu ficarão parados.

Bancos

  • Foto: Lucas Dias/GP1Banco do Brasil Banco do Brasil

Em entrevista ao GP1, o presidente do Sindicato dos Bancários do Piauí, Arimatéia Passos, confirmou a adesão da categoria. “Nenhuma agência bancária será aberta amanhã no Piauí”, declarou.

Correios

A categoria deflagrou greve por tempo indeterminado, que teve início na noite dessa quarta-feira (26).

Educação básica

  • Foto: Lucas Dias/GP1Odeni Silva, do SinteOdeni Silva, do Sinte

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Estado do Piauí (Sinte), Odeni Silva, informou que os professores de toda a rede estadual de ensino vão parar.

Ensino Superior

  • Foto: Lucas Dias/GP1UFPIUFPI

As aulas vão parar nas três instituições públicas de ensino superior do Piauí: UFPI, UESPI e IFPI.

Segurança pública

Os policiais civis também aderiram ao movimento. Ao GP1, o presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Piauí (Sinpolpi), Constatino Júnior, contou que a paralisação iniciará a partir das 00h do dia 28. “Haverá atendimento somente à casos de crimes contra a vida, contra crianças e idosos e estupros. Não serão registrados Boletins de Ocorrência”, explicou.

Agentes penitenciários

Os agentes que atuam nas unidades prisionais do Piauí vão parar os trabalhos. Com a paralisação, ficarão suspensos: visitas familiares e íntimas, atendimento aos advogados e Defensores Públicos, recebimentos e transferências de pessoas privadas de liberdade.

Comércio

O ex-vereador Gilberto Paixão, representante do Sindicato dos Comerciários, informou que os trabalhadores irão para as ruas nesse dia e as  lojas do Centro de Teresina não devem abrir. “Quem pretendia ir ao Centro para resolver alguma coisa, avisamos que não vá, porque não haverá expediente”, destacou.

Já o Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado do Piauí (SINDILOJAS/PI) informou que as lojas do centro da Capital funcionarão normalmente nesta sexta-feira (28). 

Aeroportos

O Sindicato Nacional dos Aeroviários (SNA) informou que também vai aderir à greve geral. A entidade representa funcionários de aeroportos e do transporte aéreo. Serviços como check-in, emissão de passagens, despacho de bagagens e cargas além da manutenção e preparação de aeronaves para embarque serão afetados. A paralisação pode causar dificuldades nos voos em Teresina.

Jesuítas do Brasil

As escolas da Companhia de Jesus (Jesuítas) em Teresina também vão parar, dentre elas, o tradicional Colégio São Francisco de Sales, Diocesano.

Trabalhadores de restaurantes e hotéis

O Sindicado dos Hoteleiros e Garçons do Piauí (SINTSHOGASTRO-PI) informou que os trabalhadores cruzarão os braços até as 14h.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.