Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Hacker invade site da Uninovafapi e ameaça divulgar dados de alunos

“A situação mais grave que notei foi a facilidade para modificar dados estratégicos, como notas, frequências e mais obscuro ainda: a possibilidade de modificar dados dos boletos", disse o hac

O site da faculdade Uninovafapi foi hackeado por uma pessoa que se identifica como Rub3d0 e que está cobrando 1.7 bitcoin (moeda virtual), cerca de R$ 20.800 para não liberar todas as informações e dados pessoais de alunos e funcionários.

  • Foto: Lucas Dias/GP1 Uninovafapi Uninovafapi

A mensagem foi divulgada no site da faculdade, que no momento está fora do ar, e o hacker faz exigências para não liberar todos os dados. “A situação é bem grave visto que vários dados muitos delicados estavam expostos. Para dar a dimensão do problema caro leitor e aluno/funcionário, tudo que você imaginar sobre você ligado à faculdade está vulnerável”, disse o hacker.

“A situação mais grave que notei foi a facilidade para modificar dados estratégicos, como notas, frequências e mais obscuro ainda: a possibilidade de modificar dados dos boletos. Mas está tudo intacto, apenas testei a possibilidade”, alertou. Ele afirmou que se a faculdade não pagar o valor solicitado em 72h, todas as informações serão divulgadas.

Um especialista em tecnologia, que não quis se identificar, afirmou ao GP1 que o hacker se aproveitou de uma falha no sistema da faculdade para realizar o crime. “Invadiram os servidores através de uma vulnerabilidade e ele sequestrou todas as informações e está cobrando um valor para isso. O que nos foi passado é que isso foi uma falha no servidor. Ele notificou as pessoas sobre isso e publicou essa mensagem inicial no site”, explicou.

Faculdade se manifesta

Em nota, a assessoria de imprensa informou que após o ataque do hacker, está sendo feito um trabalho para impedir a divulgação das informações e que estão sendo tomandas todas as medidas cabíves.

Confira a nota na íntegra:

O Centro Universitário Uninovafapi comunica que retirou o site do ar como uma medida de segurança, após o mesmo ter sido hackeado. O Centro de Tecnologia da IES já está trabalhando para bloquear o uso indevido das informações e garantir a segurança do banco de dados.

O Uninovafapi reafirma seu compromisso com a comunidade acadêmica e garante que está tomando todas as medidas cabíveis para resolver esse problema em curto espaço de tempo.

  • Foto: Reprodução/Uninovafapi Site da faculdade foi invadidoSite da faculdade foi invadido
  • Foto: Reprodução/Uninovafapi Site da Uninovafapi foi alvo de hacks Site da Uninovafapi foi alvo de hacker
  • Foto: Reprodução/Uninovafapi Invasão ocorreu nessa manhãInvasão ocorreu nessa manhã

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.