Fechar
GP1

Economia e Negócios

Henrique Meirelles diz que acordo sobre Previdência "está feito"

"Estamos definindo tudo antes de falarmos o que diz o substitutivo do relator", disse o ministro.

O Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou nesta terça-feira (21) que o acordo para a Reforma da Previdência Social já está feito e que agora o relatório final está sendo elaborado pelo relator deputado Arthur Maia (PPS-BA).

O acordo que o ministro citou é porque a reforma corre o risco de não ser aprovada, se não forem realizadas algumas mudanças, por isso o governo tem conversado com o relator Arthur Maia e com líderes de partidos para chegar a um consenso. A proposta original poderá sofrer alteração de até 50% no seu texto, mas para o governo é importante manter alguns pontos e afirmou que não vai abrir de equiparar as regras do setor público e do setor privado, instituir uma idade mínima de 65 anos para homens e de 62 anos para mulheres, e manter uma regra de transição por 20 anos (durante os quais seria possível se aposentar abaixo da idade mínima) para homens e 62 anos para mulheres.

  • Foto: Renato S. Cerqueira/Futura Press/Estadão ConteúdoHenrique MeirellesHenrique Meirelles

Segundo Henrique Meirelles, o “acordo já está feito” e “estamos na fase final de ajuste”. Destacou ainda que as alterações que serão feitas só serão divulgadas após aprovação de todo o texto.

"Não adianta fazer anúncios prematuros. O importante é que as informações corretas sejam dadas. Estamos definindo tudo antes de falarmos o que diz o substitutivo do relator", acrescentou. O governo só decidiu fazer mudanças no texto original, porque precisa de apoio dos parlamentares para conseguir aprovar o projeto. Michel Temer está mais otimista na possibilidade da reforma ser aprovada no Congresso Nacional.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.