Fechar
GP1

Piauí

Henrique Pires destaca convênio com 100 municípios do Piauí

"O projeto é feito pelo município, nós damos o suporte, da Funasa aos prefeitos. Não existe Plano Municipal de Saneamento Básico sem a participação efetiva dos municípios”, afirmou Henrique P

Na sexta-feira (6), o presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Henrique Pires, assinou convênio que irá ajudar 100 municípios do Piauí na elaboração de um Plano Municipal de Saneamento Básico, que será executado com apoio do Governo do Piauí e da Secretaria das Cidades.

Em entrevista ao GP1, o presidente da Funasa explicou que as cidades beneficiadas possuem até 50 mil habitantes e que o objetivo é que ao ajudar na elaboração desse projeto, elas possam dar início ao processo de saneamento básico.

  • Foto: Lucas Dias/ GP1Henrique PiresHenrique Pires

“Muitas vezes o município tem vários médicos, assistentes sociais, professores, todos profissionais necessários para uma boa administração, porém esquecem ou não tem condições de ter um engenheiro, arquiteto ou geólogo, aí essas entidades [parceiras da Funasa] entram. Só que o projeto é feito pelo município, nós damos o suporte, da Funasa aos prefeitos. Não existe Plano Municipal de Saneamento Básico sem a participação efetiva dos municípios”, afirmou Henrique Pires.

Somente no Piauí serão investidos cerca de R$ 16 milhões, que possuem até dois anos para elaboração e início das ações do plano. Henrique Pires também explicou que além dos municípios piauienses, outros estados também estão passando pelo mesmo processo para que possam ter 100% de saneamento básico.

“Os trabalhos já começaram e o governo do presidente Michel Temer, vem evoluindo bem nesses projetos. Nós vamos colocar mais recursos para que o Estado do Piauí, fique com 100% [de saneamento], assim como fazemos investimentos no Mato Grosso do Sul, no Maranhão, no Rio Grande do Norte, Espírito Santo, por exemplo. A Funasa financia mais de mil  e 800 municípios nesse projeto, diretamente ou indiretamente, através de governo, com conselhos regionais de engenharia e com institutos de tecnologia”, explicou.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.