Fechar
GP1

Política

Heráclito Fortes admite ter recebido ‘caixa três’ da Odebrecht

As investigações apontam que essas empresas laranjas eram distribuidoras do grupo Petrópolis, fabricante da cerveja Itaipava.

A Folha de São Paulo publicou reportagem neste domingo (25), na qual o deputado Heráclito Fortes (PSB-PI), admite ter recebido da empreiteira Odebrecht, doação eleitoral por meio de empresas laranjas.

“Eu declarei, foi tudo por dentro. Não sei por qual motivo a Odebrecht não quis dar dinheiro e passou para outras duas empresas. Acho que havia muita pressão na época e ela não queria aparecer muito”, diz Heráclito Fortes, apelidado de “Boca Mole” pelos executivos da empreiteira.

A prática chamada de “caixa três”, consiste em uma triangulação do dinheiro de campanha com o objetivo de escamotar quem seria o real financiador. Ainda segundo a Folha, nas eleições de 2010, a Odebrecht usou o caixa três para direcionar R$ 5,5 milhões para 28 candidatos.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Heráclito FortesHeráclito Fortes

A empreiteira não figurou como a real fonte dos recursos na prestação de contas eleitorais desses políticos e sim as empresas Praiamar e a Leyroz. As investigações apontam que essas empresas eram distribuidoras do grupo Petrópolis, fabricante da cerveja Itaipava.

Os executivos da Odebrecht contaram ao Ministério Público em delação premiada, que a cervejaria foi usada diretamente em 2014 para replicar o esquema. Eles disseram ainda que havia dois motivos para a utilização do modelo: não estourar o teto estabelecido por lei para doações e evitar cobranças de políticos.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.