Fechar
GP1

Política

Heráclito rebate Regina Sousa e diz que senadora não leu projeto

"O PT jogou um balde de pedras para o alto e esqueceu de sair debaixo. Agora, fica querendo companhia no banco dos réus", afirmou Heráclito.

O deputado federal Heráclito Fortes (PSB) rebateu a denúncia da senadora Regina Sousa (PT), que o acusou de apresentar um Projeto de Lei para tentar salvar o mandato do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Heráclito disse que a senadora não leu com atenção a proposta apresentada para incrementar a Lei da Delação Premiada.

“A senadora, pelo jeito, não leu a minha proposta e fica querendo, agora, requentar fatos já esclarecidos. Como acontece sempre, o PT jogou um balde de pedras para o alto e esqueceu de sair debaixo. Agora, fica querendo companhia no banco dos réus”, afirmou Heráclito.

Imagem: Lucas DiasHeráclito Fortes e Regina Sousa(Imagem:Lucas Dias)Heráclito Fortes e Regina Sousa

Heráclito disse que o objetivo do projeto era corrigir distorções existentes na lei e que as alterações não iriam beneficiar ou prejudicar o então presidente da Câmara, Eduardo Cunha.

“O Projeto apresentado objetiva corrigir as duas maiores distorções existentes na lei que regulamenta o instituto da delação premiada: a possibilidade de o pretenso colaborador alterar e/ou aditar sua versão ao longo da investigação, e; a possibilidade de o mesmo advogado ou escritório de advocacia defender os interesses de dois ou mais colaboradores no mesmo processo”, disse o deputado.

O deputado explicou ainda que o Projeto de Lei apresentado por ele visava que o réu colaborador preste todos os esclarecimentos ao Ministério Público e à autoridade policial de imediato e não ao desenrolar das investigações.

“Pela proposta que apresentei, se o pretenso colaborador não fornecer essas informações e elementos desde o primeiro momento, perderá os benefícios que lhe foram concedidos, a critério do Poder Judiciário”, disse.

“Não há qualquer prejuízo ao conteúdo da delação, que permaneceria hígido e apto a formar o escorço fático-probatório passível de ser usado para condenar outros réus. Reitero, não há qualquer benefício aos delatados, e sim prejuízo aos delatores que não disseram toda a verdade”, continuou Heráclito.

Em contrapartida à acusação de Regina Sousa, Heráclito disse que o projeto do deputado petista Wadih Damous (RJ) é que pretende acabar com instituto da delação premiada. De acordo com o deputado, essa é uma manobra de “salvar da cadeia” o ex-presidente Lula.

“Lembro à senadora que não o meu projeto, e sim um apresentado pelo Deputado Wadih Damous (PT-RJ), pretende acabar com o instituto da delação premiada e, dessa forma, salvar da cadeia o chefe da quadrilha do Petrolão, o ex-presidente Lula e todos os outros investigados na Lava-Jato, inclusive o deputado Eduardo Cunha", finalizou.
 

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.