Piauí - Teresina

HGV realiza mutirão cirúrgico ortopédico neste sábado

Estão previstas intervenções como colocação de próteses, tratamento de fraturas de fêmur, tíbia, dentre outras.

Fechando a programação de mutirões cirúrgicos do mês de setembro, o Serviço de Ortopedia do Hospital Getúlio Vargas (HGV) realiza, neste sábado (30), uma ação com previsão de beneficiar 30 pacientes eletivos do Ambulatório Integrado Dirceu Arcoverde e da urgência. Estão previstas intervenções como colocação de próteses, tratamento de fraturas de fêmur, tíbia, dentre outras.

O coordenador da Ortopedia do HGV, Wilson Rodrigues, diz que as cirurgias ortopédicas estão entre as mais procuradas no Sistema Único de Saúde (SUS). “Isso acontece por conta dos graves traumas provocados por acidentes de trânsito, sobretudo envolvendo motocicletas. De tão graves, às vezes, o paciente é obrigado a passar por mais de um procedimento cirúrgico”, completou o cirurgião.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Hospital Getúlio VargasHospital Getúlio Vargas

A diretora-geral do HGV, Clara Leal, destaca que, mesmo com a demanda contínua, os mutirões têm contribuído para reduzir o tempo de espera por procedimentos, dando resolutividade aos problemas de saúde de muitos pacientes. "Este ano, 1.045 pessoas já foram beneficiadas em diversas especialidades médicas nos 37 mutirões realizados pelo hospital, nos fins de semana e feriados", completa a gestora.

Para o mês de outubro, estão programados cinco mutirões: otorrinolaringologia e oftalmologia, no dia 7; ortopedia, no dia 12 – feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida; oftalmologia e cirurgia plástica, no dia 14; cirurgia geral, no dia 19 – feriado do Dia do Piauí; e ortopedia, no dia 28.

Hemodinâmica

Também no sábado, o Serviço de Hemodinâmica realizará três procedimentos de alcoolização de hemangioma e uma embolização de malformação arteriovenosa (MAV).

Mais conteúdo sobre:

MAIS NA WEB