Fechar
GP1

Política

MPF denuncia ex-ministro Paulo Bernardo por corrupção

Bernardo e mais 21 pessoas haviam sido indiciadas pela Polícia Federal no esquema Operação Custo Brasil em 23 de junho.

  • Foto: Reprodução/GloboNewsMPF denuncia ex-ministro Paulo Bernardo por corrupçãoMPF denuncia ex-ministro Paulo Bernardo por corrupção

O ex-ministro Paulo Bernardo e mais 19 pessoas foram denunciados pelo Ministério Público Federal em São Paulo, acusados de montar organização criminosa no Ministério do Planejamento, entre os anos de 2009 e 2015. 

De acordo com o MPF, o grupo era responsável por lavagem de dinheiro e pagamento de propinas para o PT e agentes públicos e privados que custaram R$ 100 milhões. Bernardo e mais 21 pessoas haviam sido indiciadas pela Polícia Federal no esquema Operação Custo Brasil em 23 de junho.

De acordo com o G1, o MPF ofereceu três denúncias contra o ex-ministro. Na primeira, foram denunciados Paulo Bernardo e mais 12 pessoas, entre elas, o ex-tesoureiro do PT, João Vaccari Neto. Já na segunda denúncia, colaboradores eventuais e funcionários de Paulo Bernardo foram denunciados por lavagem de dinheiro. E por fim, na terceira, aparece o fundador da Consist, que foi denunciado por organização criminosa, corrupção ativa e lavagem de dinheiro.

Paulo Bernardo também é suspeito de integrar uma organização formada para fraudar um serviço de gestão de crédito consignado a funcionários públicos. Ele foi preso no dia 23 de junho e  foi solto no dia 29, após uma determinação que partiu do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal. 

A advogada de Bernardo, Verônica Sterman, informou em nota que "o ex-ministro Paulo Bernardo reitera que não participou ou teve qualquer ingerência na celebração ou manutenção do acordo de cooperação técnica celebrado autonomamente entre a Secretaria de Recursos Humanos do MPOG e as associações de Bancos e Previdência (ABBC e SINAPP). Também reitera que não recebeu qualquer quantia da Consist, direta ou indiretamente", finaliza a nota.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.