Fechar
GP1

Economia e Negócios

Horário de verão começa em outubro e vai até fevereiro

Medida será adotada das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país.

Os relógios dos moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do País deverão adiantar os relógios a partir de 1h do próximo dia 16, quando inicia o horário de verão. De acordo com o G1, a medida busca proporcionar economia de energia, aproveitando o maior tempo de incidência da luz do sol.

A mudança permanece em vigor até o dia 19 de fevereiro de 2017. O horário de verão será adorado pelo Distrito Federal e pelos estados de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo.

  • Foto: Luciano AmorimHorário de verãoHorário de verão

A medida afeta o consumo de energia no horário de pico, entre 18h e 21h. Entre o fim de 2015 e início de 2016, a adoção do horário de verão reduziu a demanda por eletricidade em 2,6 mil megawatts (MW), ou 4,5% do consumo médio dessas três regiões. A queda no consumo permitiu ao país poupar água dos reservatórios de hidrelétricas nessas regiões.

Essa será a 41ª edição do horário de verão no país. Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o Brasil economizou R$ 162 milhões ao reduzir a necessidade de uso das usinas termelétricas, que têm energia mais cara somente no ano passado.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.